metropoles.com

Zelotes: Lula diz que acusações do MPF são “grandes mentiras”

Ex-presidente negou categoricamente ter trocado por propina a edição de uma medida provisória para beneficiar setor automotivo

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Lula-depoimento1
1 de 1 Lula-depoimento1 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em depoimento na 10ª Vara Federal da Justiça de Brasília, na tarde desta quarta-feira (19/02/2020), que as acusações do Ministério Público Federal (MPF) contra ele no âmbito da Operação Zelotes são “grandes mentiras”.

“O Ministério Público mentiu na acusação, a Polícia Federal mentiu na acusação. As pessoas precisam saber como funciona o governo e o Congresso antes de fazer falsas ilações contra as pessoas”, pontuou o petista.

Lula disse ainda não imaginar que as acusações de que vendera a edição de uma medida provisória para beneficiar o setor automotivo “fossem para frente”, e alegou perseguição do delegado. “Eu disse, na época, ao diretor da PF, que a impressão que eu tinha é que o delegado me fazia pergunta sem querer a resposta. Ele estava determinado a dizer que a MP foi feita pra levar dinheiro público”, declarou.

Impasse
Ao ser interrogado pelo representante do MPF, o procurador Igor Miranda, o ex-mandatário elevou o tom e disse estar cansado de “tanta mentira” contra ele. Miranda perguntou se Lula participou de reuniões com Mauro Marcondes, empresário envolvido na denúncia.

“Eu duvido que tenha um juiz, um promotor e um delegado que diga que viu um empresário dar cinco centavos ao Lula. Parem de insinuar coisas ao meu respeito. É preciso saber o seguinte: eu sou de uma terra de onde a gente é pobre, mas tem honestidade”, enfatizou o ex-chefe de Estado.

Entenda
Nesse caso, Lula é investigado por supostamente ter participado da venda de medida provisória para favorecer empresas do setor automobilístico, em troca de propina. O petista nega as acusações.

Segundo a denúncia, o ex-presidente recebeu a promessa de R$ 6 milhões em pagamentos indevidos em contrapartida à edição da MP. A verba teria como destino campanhas eleitorais do PT.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?