metropoles.com

Weintraub: governo é contra ampliar parte da União no Fundeb para 40%

Segundo o ministro da Educação, o projeto “não traz critérios de equilíbrio fiscal e gera instabilidade para a economia”. Governo quer 15%

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Abraham Weintraub
1 de 1 Abraham Weintraub - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quinta-feira (19/09/2019) que o governo não vai apoiar a proposta de aumentar a complementação da União em 40% nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) até 2031. O texto foi apresentado pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).

De acordo com Weintraub, a pasta mantinha um diálogo com a deputada, mas o projeto “não traz critérios de equilíbrio fiscal e gera instabilidade para a economia do Brasil”.

O texto da deputada professora Dorinha traz um aumento gradativo da contribuição da União. No primeiro ano, sairia de 10% para 15%, tendo um acréscimo anual até chegar em 40%.

“Não tem fundamentação técnica. Estamos falando que continuamos abertos ao diálogo. Estávamos que fosse algo próximo do que apresentamos, mas não foi”, declarou o ministro.

Segundo Weintraub, a proposta apresentada pelo MEC ao Congresso será mantida. No dia 10 de junho, ele e o secretário-executivo da pasta, Antonio Paulo Vogel, já haviam enviado um projeto a parlamentares favorável à renovação do Fundeb para além de 2020, com o aumento gradual da participação da União de 10% para 15%.

“Há uma série de estudos que falam que o valor mínimo que você precisa para garantir uma alfabetização é R$ 4.500. Esse valor a gente consegue atingir com a nossa proposta em todos os municípios”, afirmou Weintraub.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?