Vídeo. Maia apoia Glenn durante ato, mas critica vazamentos

Presidente da Câmara fez imagens para serem transmitidas durante ato a favor do jornalista, do The Intercept e da liberdade de expressão

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

atualizado 30/07/2019 21:46

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), gravou um vídeo para defender a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte jornalística. Ao mesmo tempo, criticou os vazamentos de mensagens por hackers e os comparou com aqueles feitos por agentes públicos: “Os dois são criminosos, mas o jornalista que os divulga tem o direito de fazê-lo, está protegido pela Constituição”, diz Maia. A filmagem foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.

No vídeo, Maia diz que “passamos a viver uma grande polêmica depois da prisão do tal hacker, sobre a questão de dados, de quem é a responsabilidade. Tem uma questão que é a base desse debate, que é o sigilo da fonte”. Os quatro hackers suspeitos foram presos na última terça-feira (23/07/2019), em Araraquara (SP), e seguem na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

O deputado ainda diz que, no “Brasil democrático, no nosso Estado democrático de direito, o sigilo da fonte é um direito constitucional”. “A partir daí, temos que discutir, de fato, um hacker que pegou de forma ilegal, ilícita, criminosa, dados de terceiros. [Ele] Precisa ser punido. Investigado, descoberto, e aí sim, punido”, completou.

“Um hacker, um criminoso, extraiu informações de um cidadão. Passou para a sua fonte [veículo de mídia]. Ela pegou essas informações e jogou na sociedade”, disse o deputado. Ele fez questão de registrar que o vídeo não é especificamente a favor de Glenn, mas da liberdade de expressão.

A gravação foi feita para divulgação em ato em apoio ao site The Intercept Brasil e ao jornalista Glenn Greenwald. O meio de comunicação está sendo responsável pela divulgação de conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador da Operação Lava Jato em Curitiba Deltan Dallagnol.

O ato foi realizado pela Associação Brasileira de Imprensa nesta terça (30/07/2019), com início às 18h30.

Outras personalidades
Além de Maia, outras personalidades gravaram imagens para divulgação no evento, entre elas o jornalista Tucker Carlson, do canal norte-americano Fox News.

Confira:

Últimas notícias