metropoles.com

Vídeo. Incêndio em plenário da Câmara assusta servidores

Segundo a assessoria de imprensa, o problema foi causado por um curto-circuito. Perícia vai apurar as causas do incidente

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
plenário
1 de 1 plenário - Foto: Divulgação

Um princípio de incêndio na Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta-feira (25/1), assustou os servidores da Casa. A causa do incidente foi um curto-circuito. De acordo com a assessoria de imprensa, algumas áreas do prédio foram interditadas, mas “está tudo sob controle”.

O incêndio ocorreu no plenário, onde ficam os deputados durante as sessões, e danificou algumas cadeiras, mesas e parte do carpete do local. A fumaça tomou conta da sala. Veja vídeo:

Outros pontos do prédio, como o Salão Verde – principal área comum da Casa e que dá acesso ao plenário – e o comitê de imprensa, onde trabalham os repórteres que cobrem os assuntos da Câmara, também tiveram de ser interditados.

Segundo a assessoria, o fogo foi debelado “em menos de cinco minutos” pela brigada de incêndio. “O Corpo de Bombeiros do DF realizou uma perícia ainda no início da manhã e constatou que houve um curto-circuito em uma das luminárias do teto do Plenário. Fragmentos incandescentes caíram sobre as poltronas, provocando o fogo em quatro delas. O local foi isolado e, nesta tarde, a Polícia Civil do Distrito Federal fará uma nova perícia, seguindo procedimento de praxe”, informou.

Divulgação

Veja a nota da assessoria de imprensa da Câmara sobre o episódio:

“Por volta das 6h30 da manhã desta quinta-feira (25), foi verificado um princípio de incêndio no Plenário da Câmara dos Deputados, identificado rapidamente pelo plantonista do Departamento Técnico da Casa. Ele acionou o plantão da Brigada de Incêndio da Câmara e o fogo foi debelado em menos de cinco minutos.

O Corpo de Bombeiros do DF realizou uma perícia ainda no início da manhã e constatou que houve um curto-circuito em uma das luminárias do teto do Plenário. Fragmentos incandescentes caíram sobre as poltronas, provocando o fogo em quatro delas.

O local foi isolado e, nesta tarde, a Polícia Civil do Distrito Federal fará uma nova perícia, seguindo procedimento de praxe.”

Em outubro, houve simulação
Em 9 de outubro de 2017, um treinamento contra incêndio no anexo da Câmara dos Deputados chamou atenção de quem passava próximo ao local. Nas redes sociais, foram postadas fotos e alerta de fumaça saindo do Congresso Nacional.

Por volta das 10h50, o Corpo de Bombeiros informou que havia um chamado no 193 sobre uma ocorrência no quarto andar. Depois, explicou tratar-se de uma simulação no anexo 1 para treinamento dos servidores.

Compartilhar notícia