metropoles.com

Venezuela: ajuda humanitária está mantida e militares permanecem em RR

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, o Brasil prossegue com a Operação Acolhida para receber refugiados

atualizado

Compartilhar notícia

Wilson Dias/Agência Brasil
Briefing do porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros.
1 de 1 Briefing do porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, informou nesta quinta-feira (21/2) que o Brasil prossegue com a Operação Acolhida, desencadeada há mais de um ano, para receber venezuelanos que deixaram seu país para fugir da crise. Além disso, também está mantida a ajuda humanitária anunciada nesta semana pelo governo brasileiro. Nesta quinta, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou o fechamento da fronteira de seu país com o Brasil.

“Prossegue o planejamento da operação de apoio humanitário, mediante oferta de alimentos e remédios, a partir do dia 23”, disse o porta-voz. “O esforço é resultado de trabalho conjunto de alguns ministérios e suas agências, em benefício do povo venezuelano”, completou.

Um avião da Força Aérea está recolhendo alimentos e kits de primeiros socorros a serem levados ainda nesta quinta-feira para Roraima. “O material ficará à disposição para que motoristas e caminhões venezuelanos busquem os recursos e os levem para o país vizinho, como combinado com o presidente interino, Juan Guaidó”, disse.

Questionado pelo Metrópoles sobre a validade do material que será enviado à Venezuela, o porta-voz respondeu: “Acho interessante falar que os medicamentos são de data longa e os alimentos não são perecíveis. Então, não tem preocupação com o tempo de manter essa ajuda. Há condições de manter por vários meses”.

Rêgo Barros afirmou que as tropas brasileiras permanecem na Operação Acolhida e no perímetro delimitado próximo à fronteira desde o fim de 2018, quando foi aprovado o decreto de Garantia de Lei e Ordem (GLO), o qual determinou o envio de militares para a região.

O porta-voz ainda informou que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, estará na Colômbia, no próximo dia 25, para participar de reunião do Grupo de Lima. A principal pauta será a questão venezuelana.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?