metropoles.com

Temer decide exonerar presidente da Funai a pedido de ruralistas

Ministério da Justiça, ao qual Funai é vinculada, teria tentado segurar Franklimberg Ribeiro de Freitas, mas venceu a pressão da bancada

atualizado

Compartilhar notícia

Assembleia Legislativa do Amazonas/Divulgação
presidentefunai-1
1 de 1 presidentefunai-1 - Foto: Assembleia Legislativa do Amazonas/Divulgação

Às vésperas do Dia do Índio (19 de abril), a chamada “bancada do boi”, representante do agronegócio no Congresso Nacional, é quem tem a comemorar. O presidente Michel Temer teria acolhido pedido apresentado pela bancada ruralista – nome oficial do grupo de parlamentares do setor – e decidiu exonerar o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), o general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas. A informação é do jornal O Estado de São Paulo.

Segundo a publicação, Franklimberg já teria sido comunicado da exoneração pelo Planalto e deverá deixar o cargo até a próxima segunda-feira (23/4). Ainda de acordo com o Estadão, a mudança na Funai ocorre após Michel Temer receber formalmente, de parlamentares da bancada ruralista, pedido para o presidente da Funai ser exonerado.

Cerca de 40 deputados e senadores teriam assinado o documento, apresentado ao presidente pelo deputado ruralista Alceu Moreira (MDB-RS). O argumento: o atual presidente da Funai não tem colaborado com o setor. De acordo com o texto do Estadão, Franklimberg despachava normalmente em seu gabinete nesta terça (17) e teria ficado surpreso ao saber que estava de saída da repartição.

Conforme apuração do jornal, o Ministério da Justiça, ao qual a Funai é vinculada, ainda teria tentado, sem sucesso, manter o atual dirigente da fundação no cargo. Mas a pressão da “bancada do boi” prevaleceu. Nem Franklimberg Ribeiro de Freitas nem a Funai quiseram, oficialmente, comentar o caso.

O nome do próximo presidente da entidade ainda não foi divulgado, mas o mais cotado para o posto seria o atual diretor da Funai Francisco Nunes, “que nutriria maior simpatia pelos ruralistas”, conforme apontou o jornal em seu site. O certo até agora: o sucessor do general assumirá a cadeira sob pressão. Entre os próximos dias 23 e 27, em celebração ao Dia do Índio, será realizado em Brasília o Acampamento Terra Livre, considerado o maior encontro indígena do Brasil, devendo reunir cerca de 5 mil participantes de todo o país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?