metropoles.com

Senado pode votar ampliação da Lei Antiterrorismo nesta quarta (31/10)

Segundo o senador Magno Malta, a proposta deve coibir atos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Senado
Magno Malta
1 de 1 Magno Malta - Foto: Agência Senado

O senador Magno Malta (PR-ES) pretende votar nesta quarta-feira (31/10), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, projeto que tem como objetivo possibilitar o enquadramento de ações feitas por movimentos sociais como atos de terrorismo. As informações são do jornal O Globo. O texto já consta na pauta da comissão.

“Está na pauta da CCJ e nós vamos votar. Estou trabalhando para isso. Eles estão com medo porque o que eles fazem é terrorismo mesmo e têm de ser punidos”, afirmou Malta, em referência ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), segundo o jornal O Globo.

A proposta de Malta altera a Lei Antiterrorismo – sancionada em 2016 – e adiciona na definição desse crime atos para “coagir governo” a “fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por motivação política, ideológica ou social”.

Parte dos trechos incluídos havia sido vetada pela ex-presidente Dilma Rousseff, justamente para evitar criminalizar manifestantes. Magno Malta, aliado próximo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), é relator da proposta apresentada pelo senador Lasier Martins (PSD-RS). No documento, o senador ainda inclui como atos condenados como terrorismo: “Incendiar, depredar, saquear, destruir ou explodir meios de transporte ou qualquer bem público ou privado” e “interferir, sabotar ou danificar sistemas de informática ou bancos de dados”.

Conforme informou o veículo, as penas previstas na lei variam. Os atos que “atentam contra a vida ou a integridade física de pessoa” são punidos com prisão de 12 a 30 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?