metropoles.com

Previdência: PSB fecha questão contra reforma. Oposição tem 5 partidos

A sigla vai orientar os congressistas a votarem contra as mudanças nas regras de aposentadoria

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
CCJ da Câmara abre sessão que para votar relatório da reforma da Previdência.  Felipe Francischini (PSL-PR), Relator, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), Dep. Maria do Rosário e Dep. Bia Kicis.
1 de 1 CCJ da Câmara abre sessão que para votar relatório da reforma da Previdência. Felipe Francischini (PSL-PR), Relator, deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), Dep. Maria do Rosário e Dep. Bia Kicis. - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O PSB fechou questão contra a reforma da Previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Com a arrancada, a sigla vai orientar os congressistas a votarem contra as mudanças na aposentadoria. A postura foi oficializada nesta quinta-feira (25/04/2019), durante reunião do diretório do partido, em Brasília. A sigla tem 32 cadeiras na Câmara.

A decisão veio na mesma manhã em que o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, se reuniu pelo segundo dia consecutivo com o presidente da câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para costurar os próximos passos da tramitação do projeto. Na última terça-feira (23/04/2019), os quatro deputados do PSB votaram contra a admissibilidade da reforma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, destacou que como o texto está, é ruim para os brasileiros, sobretudo os mais pobre. “Se não pudermos evitar a reforma do jeito que está, não faria sentido sequer o partido existir. Sacrificar os mais pobres com essa reforma é cruel demais com os que ganham menos”, ponderou. O partido ressalta que modificações posteriores serão debatidas.

O PSB se junta a partidos como PT, PDT, PTdoB e PSol que já haviam declarado oposição ao texto. A favor da reforma de Bolsonaro estão dois partidos: Novo e o PSL. Outros 13 partidos do Centrão — DEM, MDB, Patriota, Pros, PR, PRB, PTB, PP, PSDB, PPS, SD, PSD e Podemos — são favoráveis ao texto, com ressalvas A aposentadoria rural e a redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e deficientes carentes.

O dia na Câmara
Nesta quinta-feira (25/04/2019), os parlamentares instalaram a Comissão Especial que analisará a matéria. Após reunião com líderes partidários governistas e do bloco Centrão, Rodrigo Maia anunciou os deputados Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP) para presidente e relator, respectivamente.

Deputados contrários à reforma da Previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) entraram com um mandado de segurança contra as mudanças na aposentadoria. Os parlamentares Henrique Fontana (PT-RS), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP) pedem que o STF que interrompam a tramitasse da matéria no Congresso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?