metropoles.com

Previdência: leitura do texto gera embates entre deputados na Câmara

A oposição, liderada pelo PT, tentou obstruir a seção da CCJ, que teve início na tarde desta terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Felipe Francischini
1 de 1 Felipe Francischini - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os deputados da base do governo de Jair Bolsonaro (PSL) conseguiram garantir, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, nesta terça-feira (9/4), o início da leitura do parecer da reforma da Previdência, elaborado pelo deputado Marcelo Freitas (PSL-MG), relator do projeto.

A reunião teve início com um duro embate entre deputados governistas e de oposição. Os parlamentares chegaram cedo para garantirem a ordem de inscrição e poderem desenvolver, cada lado, suas estratégias.

O presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR) (foto em destaque), agiu para impedir que o embate levasse ao término da discussão.

O governo, que espera aprovar a proposta em bloco o mais rápido possível, apresentou um pedido de inversão de pauta para garantir a leitura do relatório, que tem 53 páginas. O objetivo é dar início à discussão e à votação na próxima semana. Para isso, o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), também teria que convocar uma reunião na próxima semana, véspera do feriado da Semana Santa.

Já a oposição, contrária à aprovação da matéria, se organizou para protelar ao máximo a aprovação da proposta, que é dada como certa, já que os governistas controlam a maior parte dos lugares na comissão.

Para tentar adiar a leitura, os deputados de oposição entraram em obstrução para tentar derrubar a sessão, no entanto, governistas conseguiram reverter a manobra e aprovaram o requerimento, garantindo a leitura do parecer antes dos pedidos de vistas já preparados pela oposição.

“Nossa obstrução é política e representa uma contraposição ativa ao projeto que vai retirar direitos dos mais pobres”, disse a deputada Maria do Rosário (PT-RS).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?