metropoles.com

Preso em Curitiba, Lula é aclamado candidato do PT ao Planalto

Nos bastidores, o partido ainda se movimenta para definir um vice na chapa da campanha presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ex presidente Lula durante reunião PT – Brasília(DF), 13/12/2017
1 de 1 Ex presidente Lula durante reunião PT – Brasília(DF), 13/12/2017 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Sem vice e por aclamação, o PT oficializou, neste sábado (4/8), a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato, ao Palácio do Planalto. O partido organizou um encontro nacional na Casa de Portugal, em São Paulo, para sacramentar a decisão.

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), reforçou que a sigla vai registrar a candidatura do petista no dia 15 de agosto. “Essa é a ação mais confrontadora que fazemos contra esse sistema podre por parte da Justiça, que não faz outra coisa a não ser perseguir Lula”, discursou a parlamentar.

Gleisi atacou, em seu discurso, o governo de Michel Temer, a mídia tradicional e o sistema financeiro. “Em alto e bom som”, disse a dirigente, o partido faz questão de falar que o ex-presidente é candidato e será registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Não vão conseguir, de jeito nenhum, tirar Lula do jogo. Não existe política no Brasil sem falar de Lula e do PT.”

Vice
Nos bastidores, o legenda se movimenta para definir um vice na chapa da campanha presidencial. Enquanto Lula transmitiu um recado com a preferência de que o nome seja anunciado só na véspera do registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 15 de agosto, advogados e dirigentes petistas defendem que o postulante seja definido até segunda-feira (6), quando o partido deve oficializar as decisões da convenção, de acordo com entendimentos na Justiça Eleitoral.

O encontro nacional tenta negar que o PT tenha um plano B à candidatura de Lula. Evita ainda afirmar que a eleição do ex-presidente representa um combate ao governo do presidente Michel Temer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?