metropoles.com

Polícia Federal começa a planejar prisão de Lula, diz colunista

Após a condenação, reafirmada nesta quarta (24), agentes federais já articulam um plano de negociação para o ex-presidente se entregar

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-01-25 at 11.12.36
1 de 1 WhatsApp Image 2018-01-25 at 11.12.36 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) já está se preparando para prender Lula, que teve recurso negado e sentença ampliada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na quarta-feira (24/1). Segundo a coluna de Andreza Matais, do Estadão, a alta cúpula da PF planeja qual seria o procedimento ideal.

“Buscá-lo em casa de camburão teria a mesma repercussão de quando foi conduzido coercitivamente”, pondera a colunista. A saída cogitada pelos agentes federais é uma negociação com a defesa do ex-presidente para que ele se apresente no local e dia determinados pela Justiça.

Ainda de acordo com Andreza Matais, delegados comentam que esse planejamento é fundamental para garantir a segurança de Lula e dos agentes que irão realizar o procedimento. O petista não possui nível superior e, por isso, não tem direito à prisão especial. Assim que for determinado o cumprimento da pena, a PF estará autorizada a cumprir o ato.

A sentença imposta ao ex-presidente, de 12 anos e um mês de prisão em regime fechado, não será cumprida de imediato. Lula poderá recorrer em liberdade. Só haverá detenção após todos os recursos em segunda instância serem analisados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?