metropoles.com

PF vê indício de corrupção passiva em inquérito de Temer e Loures

Em relatório preliminar, a PF pediu ao STF a ampliação do prazo para conclusão da investigação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
temer e loures
1 de 1 temer e loures - Foto: Divulgação

A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (19/6), o relatório parcial da investigação contra o presidente Michel Temer (PMDB) e o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). O documento aponta que há indício de que ambos cometeram crime de corrupção passiva.

A PF também pediu mais cinco dias para investigar a suspeita de crime de obstrução da Justiça, do qual Temer e Loures também são acusados, por meio da perícia dos áudios apresentados pelo empresário Joesley Batista, dono da JBS. Na gravação, Temer supostamente dá aval para a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso e condenado na Lava Jato.

Loures e Temer também podem responder pelo crime de organização criminosa. Preso na Lava Jato, o ex-deputado foi flagrado carregando uma mala com R$ 500 mil em São Paulo. A PGR suspeita que o dinheiro teria como destino o presidente da República.

A data-limite para a conclusão da investigação sobre Temer e Michel Temer, que está em viagem oficial na Europa, era essa segunda-feira (19). Mas, agora, a PF pediu mais tempo para concluir o caso.

Arquivamento
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou nessa segunda (19) o pedido da defesa de Michel Temer para arquivar o processo analisado pela PF. Os advogados do presidente alegaram que não havia indícios “mínimos necessários” para o andamento do inquérito.

Janot afirmou que vai aguardar a conclusão do relatório da PF para se aprofundar na questão. “Assim, considerando que os autos do inquérito ainda não aportaram a esse Tribunal — já que ainda não foi finalizado o prazo assinalado, a Procuradoria-Geral da República aguardará o recebimento das peças de informação para analisá-las, juntamente com os argumentos aqui expedidos”, escreveu ele.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?