metropoles.com

PF faz operação no Rio contra fraudes e propina no governo Cabral

Entre os alvos, além do ex-chefe da Saúde Sérgio Côrtes, estão empresários que forneciam próteses para o Into

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
policia federal
1 de 1 policia federal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Agentes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Receita Federal estão nas ruas em mais um desdobramento da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (11/4). Batizada de Fatura Exposta, a ação prendeu nesta manhã Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do governo Cabral, e os empresários Miguel Iskin e Gustavo Estellita. O trio será indiciado por corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa. A PF também cumpre mandados de condução coercitiva, busca e apreensão.

A operação investiga fraudes em licitações para o fornecimento de próteses para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Segundo a apuração, quando era diretor do Into, Sérgio Côrtes teria favorecido a empresa Oscar Yskin, da qual Miguel é sócio, nas licitações do órgão. Gustavo Estellita é sócio de Miguel em outras empresas e já foi gerente comercial da Oscar Iskin.

Também são investigados desvios na secretaria estadual de Saúde, com o pagamento de propina para o esquema criminoso comandado por Sérgio Cabral. O esquema envolveria pregões internacionais, com cobrança de propina de 10% nos contratos, nacionais e internacionais. Desse percentual, 5% caberia ao ex-governador, 2% a Sérgio Côrtes, 1% para o delator Cesar Romero, 1% para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e 1% para sustentar o esquema.

As prisões foram solicitadas a partir da delação premiada de César Romero, que trabalhou com o ex-diretor do Into e entregou todo esse esquema. A Iskin é uma das maiores fornecedoras de próteses do Rio.

As empresas do esquema atuariam de forma conjunta para, com aval dos envolvidos, para burlar a competitividade das concorrências públicas e favorecer sempre a Oscar Iskin. (Com informações do G1)

Aguarde mais informações

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?