metropoles.com

Onyx compara risco de arma em casa a liquidificador

Ministro da Casa Civil disse que evitar acidentes é questão de educação e orientação

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni
1 de 1 Onyx Lorenzoni - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comparou nessa terça-feira (15) o fato de uma criança ter arma em casa ao risco de se machucar com um liquidificador. Também disse que evitar acidentes é “questão de educação, questão de orientação.” O pronunciamento de Onyx Lorenzoni foi feito após o presidente Jair Bolsonaro assinar o decreto que facilita a posse de arma no país.

A medida adotada pelo chefe do Executivo torna possível adquirir até quatro armas, amplia o prazo de validade do registro de cinco para 10 anos e, na prática, dispensa o cidadão de comprovar que tem a “efetiva necessidade” de possuir armamento, o que era previsto pela legislação anterior.

“Criei quatro filhos com arma dentro de casa e meus filhos nunca foram lá, porque eu ensinei para eles o que ela significava. A gente, às vezes, vê criança pequena botar o dedo dentro do liquidificador, ligar e perde o dedinho. Aí vamos proibir o liquidificador? Não”, disse Onyx. Ao explicar sobre a necessidade de o cidadão declarar se tem cofre ou local seguro para guardar a arma, o ministro ressaltou que, “quem tem criança, adolescente, pessoa com deficiência de ordem mental (em casa), tem de ter cuidado redobrado”.

Porte de armas
Segundo informou o titular da Casa Civil, o governo estuda agora medidas que serão apresentadas nos próximos meses para flexibilizar o porte de armas, a abertura de mercado para esse produto e questões específicas que envolvem colecionadores, atiradores e competidores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?