metropoles.com

“Nova proposta para o Fundeb é desserviço”, diz governadora do RN

Fórum dos Governadores endossou, nesta terça-feira, apoio à proposta que tramita na Câmara e torna o fundo permanente

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook/Fátima Bezerra
senadora fátima bezerra
1 de 1 senadora fátima bezerra - Foto: Reprodução/Facebook/Fátima Bezerra

Reiterando a posição do Fórum dos Governadores de apoiar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e já tramita na Câmara dos Deputados, a governadora do Rio Grande do Norte (RN), Fátima Bezerra (PT), disse que o governo federal insistir em enviar um projeto próprio seria “desserviço”.

A orientação dos chefes de Executivo, ressalta, é apoiar o projeto relatado por Dorinha Seabra (DEM-TO).

Segundo ela, a proposta que tramita na Câmara já passou pelo debate com as entidades interessadas e com o próprio Fórum dos Governadores. Fátima lembrou que, após a aprovação, ainda falta regulamentar o Fundeb. “Querer apresentar uma PEC partindo do zero é um desserviço, vai atrapalhar cada vez mais, precisamos agora é convergir”, defendeu.

“Não estamos falando de uma agenda qualquer, estamos falando de uma das agendas mais estratégicas para o presente e o futuro do país. Infelizmente, o que houve por parte do governo federal foi um completo descaso. É inaceitável que às vésperas da vigência não tenhamos ainda a PEC aprovada”, disse.

Se por um lado há definição entre os governadores de que a proposta que deve passar é mesmo a da Câmara, ainda não se cravou para quanto deve aumentar a contribuição da União ao fundo. Hoje de 10%, a alíquota pode atingir 50%. O tema, contudo, segue em discussão: “Estamos abertos ao diálogo”.

Fátima ressaltou ainda que as alterações do Fundeb não foram tratadas com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que esteve na reunião para falar da tributação dos combustíveis.

O aumento da participação federal da União é uma das propostas defendidas por estados no âmbito da alteração das regras do Fundeb. Ela se soma, além da garantia de que o fundo seja permanente, ao aprimoramento das regras de distribuição dos recursos.

Perguntada sobre as chances de a proposta que torna o Fundeb permanente passar na Câmara, ela disse que sim: “A percepção que a gente tem é que já há uma compreensão suprapartidária, no âmbito do Congresso, diante da importância do tema”.

“Reivindicamos a aprovação imediata e o presidente da Câmara [Rodrigo Maia] já anunciou a intenção de pautar a aprovação em março”, ressaltou a petista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?