metropoles.com

Na CCJ, governo tem 2ª derrota do dia: orçamento impositivo na pauta

Projeto será votado antes do relatório da reforma da Previdência, o que deve atrasar o andamento do texto na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Câmara CCJ – Previdência
1 de 1 Câmara CCJ – Previdência - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Depois de mais de duas horas e meia reunida, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votou, na tarde desta segunda-feira (15/04/19), um requerimento apresentado pela oposição que pedia a inversão de pauta da sessão, com o debate em torno da PEC do Orçamento Impositivo antes da análise do parecer sobre a reforma da Previdência. Por 50 votos a favor e 5 contra, o requerimento foi aprovado. Na prática, isso significa mais uma derrota para a base do governo Jair Bolsonaro (PSL) na Casa.

Isso porque, ao inverter a pauta, a Casa irá votar primeiro o relatório da CCJ sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo e só depois a PEC da reforma da Previdência continuará a ser analisada no colegiado.

Com isso, o texto enviado à Câmara pelo Palácio do Planalto, que pretende alterar as regras de aposentadoria dos trabalhadores brasileiros, sofrerá um atraso no calendário de votação.

Recado do Centrão
O requerimento foi, na verdade, um recado ao Planalto dado pelo Centrão, que vem criticando frequentemente o esforço do governo para articular a base aliada e aprovar a reforma.

O Planalto queria votar ainda esta semana o relatório da PEC da reforma da Previdência na CCJ. Mas até mesmo o presidente Felipe Francischini (PSL) já acha difícil que isso ocorra antes do feriado da Páscoa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?