metropoles.com

Justiça obrigará operadoras a liberar dados de celulares de atingidos

Medida atende a pedido da AGU e auxiliará as equipes de busca a localizar pessoas desaparecidas após o ocorrido

atualizado

Compartilhar notícia

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
AGU21
1 de 1 AGU21 - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça Federal de Minas Gerais, neste sábado (26/1), que obrigue as operadoras de telefonia móvel a fornecer dados sobre os sinais de aparelhos de clientes que estavam na região em que romperam barragens da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O objetivo é auxiliar as equipes de busca a localizar as pessoas desaparecidas após o ocorrido. A solicitação foi atendida pela Justiça de Minas, que já autorizou às operadoras a quebra do sigilo telefônico das pessoas atingidas.

“Somente de posse desses dados, será possível constatar as pessoas situadas nas proximidades da Mina, quais delas se conectaram a outras torres após o ocorrido – e, portanto, provavelmente não foram atingidas – e quais aquelas cujos sinais se perderam logo após o rompimento”, coloca a AGU.

“Essas informações serão importantíssimas para que se possam direcionar as medidas de resgate e amparo às pessoas atingidas e aos seus familiares, bem como reduzir as incertezas com relação aos levantamentos realizados até o momento”, justifica a Advocacia-Geral da União em trecho do pedido.

A AGU solicita, ainda, que, diante da urgência da situação, as operadoras repassem as informações diretamente para os órgãos envolvidos nas operações de busca e resgate, entre eles as Forças Armadas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. (Com informações da AGU)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?