metropoles.com

Ibope: Haddad sobe 11 pontos e se consolida atrás de Bolsonaro

O candidato do PT soma 19%, enquanto o militar do PSL registra 28% das intenções de voto

atualizado

Compartilhar notícia

Rovena Rosa/ Agência Brasil
RR_Fernando-Haddad-dia-nacional-de-combate-ao-aedes-aegypti-em-Sao-Paulo_13022016001
1 de 1 RR_Fernando-Haddad-dia-nacional-de-combate-ao-aedes-aegypti-em-Sao-Paulo_13022016001 - Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, subiu 11 pontos percentuais na corrida ao Palácio do Planalto. É o que aponta o Instituto Ibope, em pesquisa divulgada nesta terça-feira (18/9). O petista está em segundo lugar na disputa, atrás apenas de Jair Bolsonaro (PSL). O deputado e militar da reserva soma 28% das intenções de voto e Haddad tem 19%.

Ciro Gomes (PDT), 11%, Geraldo Alckmin (PSDB), 7%, e Marina Silva (Rede), 6%, estão tecnicamente empatados na terceira posição. Confira:

  • Jair Bolsonaro (PSL): 28%
  • Fernando Haddad (PT): 19%
  • Ciro Gomes (PDT): 11%
  • Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
  • Marina Silva (Rede): 6%
  • Alvaro Dias (Podemos): 2%
  • João Amoêdo (Novo): 2%
  • Henrique Meirelles (MDB): 2%
  • Cabo Daciolo (Patriota): 1%
  • Brancos e nulos: 14%
  • Não souberam ou não responderam: 7%

Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), João Goulart Filho (PPL), Guilherme Boulos (PSol) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.

Rejeição
O presidenciável Bolsonaro lidera o ranking de rejeição: 42% dos entrevistados pelo Ibope disseram que não votariam de jeito algum no candidato do PSL. Na sequência, vem Fernando Haddad (29%), Marina (26%), Alckmin (20%), Ciro (19%), Meirelles (12%), Cabo Daciolo (11%), Eymael (11%), Boulos (10%), Alvaro Dias (10%), Vera Lúcia (9%), Amoêdo (9%) e João Goulart Filho (8%).

Ao todo, 2% dos entrevistados poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 9% não responderam.

2º turno
O Ibope também simulou os cenários para o segundo turno da disputa presidencial. Num embate entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o pedetista teria 40% e o peesselista, 39%. Bolsonaro receberia 41% dos votos se enfrentasse Marina Silva, que registra 36%. Contra Alckmin, haveria empate: Bolsonaro e o tucano teriam 38%. Empate também se o confronto fosse entre Haddad e Bolsonaro, com ambos recebendo 40% dos votos.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 177 municípios entre os dias 16 e 18 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09678/2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?