metropoles.com

Ibope: Bolsonaro amplia liderança na corrida presidencial, com 26%

Ciro, Marina, Alckmin e Haddad estão tecnicamente empatados, no segundo lugar

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eleições 2018 – Jair Bolsonaro carreata ceilândia
1 de 1 Eleições 2018 – Jair Bolsonaro carreata ceilândia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em pesquisa eleitoral divulgada na noite desta terça-feira (11/9), o Ibope aponta aumento nas intenções de voto para Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República. De acordo com a sondagem de intenções de votos dos brasileiros, o deputado e capitão do Exército da reserva alcança 26%. No levantamento anterior, contava com 22%. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de setembro e, portanto, logo após o ataque sofrido pelo postulante ao Planalto em Juiz de Fora (MG).

Em seguida, Ciro Gomes (PDT) aparece com 11%. Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) estão numericamente empatados, com 9%. Fernando Haddad (PT) soma 8%. Segundo o Ibope, os quatro estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro (2 pontos percentuais para mais ou para menos).

Na sequência, Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) estão empatados com 3%, cada. Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota) alcançam 1%, cada. Guilherme Boulos (PSol), João Goulart Filho (PPL), José Maria Eymael (DC) não pontuaram nesta rodada do Ibope.

O percentual de votos brancos ou nulos chega a 19%. Eleitores indecisos somam 7%, conforme aponta a pesquisa.

2º turno
O Ibope também fez simulações de 2º turno. Hoje, em uma eventual disputa entre Bolsonaro e Ciro Gomes, o pedetista venceria o militar da reserva com 40% das intenções de voto. O postulante do PSL ficaria com 37%. Brancos e nulos somam 18%. Indecisos, 4%. Ciro é o candidato, com base na sondagem, que consegue a maior diferença contra o parlamentar na disputa final pela Presidência.

Se o 2º turno fosse entre Bolsonaro e Geraldo Alckmin, ambos estariam tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. O tucano tem leve vantagem contra o deputado: 38% a 37%. Esse cenário traz o maior percentual de “não votos”. Brancos e nulos somam 21%. Indecisos, 4%.

Na disputa com Marina Silva, Bolsonaro empata numericamente com a candidata da Rede. Eles têm, cada um, 38% no cenário de 2º turno. Brancos e nulos alcançam 20%. Não sabem ou não responderam, 4%.

Contra Fernando Haddad, oficializado nesta terça (11) como candidato do PT à Presidência, Bolsonaro apresenta seu melhor desempenho em simulações de 2º turno. O candidato do PSL tem 40%. O petista soma 36%. Brancos e nulos alcançam 19%. Indecisos, 5%.

Rejeição
De acordo com o Ibope, Bolsonaro diminuiu seu percentual de rejeição pelos eleitores brasileiros após o atentado sofrido na última semana. Com base no levantamento, 41% do eleitorado diz que não há nenhuma possibilidade de votar no candidato do PSL. Na pesquisa anterior, realizada no início de setembro, esse percentual era de 44%.

Marina Silva é rejeitada por 24% dos entrevistados. Na sequência, vêm Haddad (23%), Alckmin (19%), Ciro (17%), Meirelles (11%), Daciolo (11%), Eymael (11%), Boulos (11%), Vera (11%), Amoêdo (10%) e Alvaro (9%). Segundo o Ibope, João Goulart Filho é o menos rejeitado: 8%. Outros 2% disseram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos. Enquanto isso, 11% não souberam ou simplesmente não responderam.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05221/2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?