metropoles.com

Heleno facilita compra de diárias e passagens para Presidência

Antes, os ministros e os titulares dos órgãos diretamente subordinados ao presidente e vice deveriam autorizar a despesa

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro recebe Juan Guaidó, autodeclarado presidente interino da Venezuela. Brasília(DF), 28/02/2019
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro recebe Juan Guaidó, autodeclarado presidente interino da Venezuela. Brasília(DF), 28/02/2019 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, mudou as regras para emissão de diárias e passagens de servidores, militares, empregados públicos ou colaboradores eventuais da Presidência da República.

Na prática, o ministro facilitou esse tipo de compra para o grupo. Antes, os titulares dos órgãos diretamente subordinados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deveriam autorizar as despesas.

Agora, o gasto fica “previamente” autorizado para o Destacamento Precursor, o Escalão Avançado, equipe presidencial, equipe do vice-presidente, equipes de segurança dos familiares do presidente e do vice e equipes de segurança dos titulares dos órgãos integrantes da Presidência da República.

A portaria com as modificações foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (16/01/2020). O texto altera normas publicadas em dezembro de 2019 e em março de 2012.

Antes da mudança, os servidores deveriam pedir autorização para viagem superior a cinco dias, número maior do que 30 diárias intercaladas por pessoa no ano, grupos com mais de cinco pessoas, pagamentos de diárias no fim de semana, e deslocamentos com prazo de antecedência inferior a 15 dias da data de partida ou para o exterior.

“Autorizar previamente as despesas com diárias e passagens de servidores, militares, empregados públicos ou colaboradores eventuais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República”, escreveu Heleno.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?