Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Política

Eunício diz que vai tentar votar MP do diesel nesta quarta-feira (5)

Medida foi editada pelo governo durante a greve dos caminhoneiros, no fim de maio, como um dos pontos do acordo para o fim da paralisação

04/09/2018 22:49
Marcos Oliveira/Agência Senado
Eunício diz que vai tentar votar MP do diesel nesta quarta-feira (5)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse nesta terça-feira (4/5) que “vai trabalhar” para votar nesta quarta-feira (5/9) a Medida Provisória (MP) 838, que garante o subsídio para o preço do diesel. A medida foi editada pelo governo durante a greve dos caminhoneiros, no fim de maio, como um dos pontos do acordo para o fim da paralisação do setor de transporte de cargas.

Eunício avisou que, por se tratar de um esforço concentrado, a matéria não vai precisar cumprir o rito tradicional de tramitação e deve ser puxada para votação em plenário já nesta quarta. “Nós temos uma condição de esforço concentrado. Então, como estamos nessa condição, vou quebrar o interregno de prazo porque não vamos estar aqui no dia a dia. Se (a MP do óleo diesel) for votada na Câmara, vamos votar aqui”, afirmou, antes de ser informado que o texto já foi aprovado pelos deputados. “Vou trabalhar para votar amanhã então”, acrescentou.

A MP 838 subsidia em R$ 0,30 o preço do diesel, a um custo de R$ 9,5 bilhões ao Tesouro Nacional até o fim deste ano. Havia uma preocupação do governo sobre o prazo para a votação da MP, que precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até o dia 10 de outubro. Caso contrário, a medida perderá a validade.

Subsidiárias ficam para depois
Eunício também descartou a possibilidade de o Senado aprovar ainda em setembro o PLC 77/2018, que destrava o processo de privatização das distribuidoras da Eletrobras. “Não é hora de votar questão de distribuidoras, é complicado votar com o quórum baixo”, disse Eunício.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Com isso, a matéria só deverá ser votada em plenário no dia 9 de outubro, após o primeiro turno das eleições, segundo informou o vice-líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Isso porque, segundo Eunício, os trabalhos no Senado vão voltar ao normal a partir de 8 de outubro.

O presidente do Senado disse, inclusive, que já marcou uma sessão do Congresso para o dia 10 de outubro, quando pretende colocar em votação o veto do reajuste dos profissionais dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. “Combinei com os agentes comunitários para votar (o veto) no dia 10 de outubro”, encerrou.

Eunício diz que vai tentar votar MP do diesel nesta quarta-feira (5)