metropoles.com

Em sambas e marchinhas, agremiações sobem o tom contra políticos

Escolas de samba, blocos e foliões aproveitam o ano eleitoral para caprichar em fantasias e adereços contra a corrupção e as mazelas do país

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Mídia Ninja
27545516_1069560143202130_653058196489174140_n
1 de 1 27545516_1069560143202130_653058196489174140_n - Foto: Foto: Mídia Ninja

Na avenida ou nos bloquinhos de Carnaval país afora, as mazelas políticas do Brasil e protestos sociais não ficarão de fora da folia.

Pelo menos três escolas de samba cariocas apresentarão enredos politizados. A Beija-Flor traz o tema “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”.

A Estação Primeira da Mangueira adotou o mote “Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco” – uma alfinetada no prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que cortou recursos para a folia de Momo deste ano. A Paraíso do Tuiuti entrará na avenida com o enredo “Meu Deus, Meu Deus, Está Extinta a Escravidão?”, uma crítica ao desemprego, à precarização das relações trabalhistas e ao relaxamento da fiscalização contra o trabalho escravo.

Stefano Martini / Divulgação
Rato gigante da Beija-Flor: crítica a políticos corruptos

Já em São Paulo, a Império da Casa Verde baseou-se em Os Miseráveis, obra de Victor Hugo, para falar sobre corrupção e desigualdade social.

Irreverência
Nos bloquinhos pelo Brasil, os foliões unem humor ao protesto: com a popularidade ainda em baixa, o presidente Michel Temer é um dos alvos preferidos.


As tradicionais marchinhas também estão a todo vapor, e sobrou sopapo para todos os lados. O site Congresso em Foco fez uma seleção de algumas das mais criativas em 2018. Além de Temer, o ministro Gilmar Mendes (do STF), o ex-presidente Lula, o deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro e o empresário Joesley Batista estão entre as “vítimas” dos foliões. Confira:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?