metropoles.com

Dodge diz que condenado no Mensalão tem direito a indulto

Em parecer ao Supremo, PGR aponta que caso do publicitário Cristiano Paz se enquadra nas regras estabelecidas pelo Decreto 9.246 de 2017

atualizado

Compartilhar notícia

Nelson Jr./SCO/ST
raquel dodge
1 de 1 raquel dodge - Foto: Nelson Jr./SCO/ST

A procuradora-geral, Raquel Dodge, manifestou-se pelo reconhecimento do indulto ao publicitário Cristiano Paz, condenado pela Ação Penal 470, o Mensalão, pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Paz pegou 23 anos, 8 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial fechado, além de 716 dias-multa.

De acordo com a PGR, o publicitário “cumpriu os requisitos objetivos para o enquadramento ao Decreto Presidencial 9.246/2017”.

Em parecer enviado ao Supremo na Execução Penal (EP) 6, Dodge destaca a ação que ajuizou contra o decreto presidencial. Segundo ela, “a norma destoou do padrão usual e não encontra equivalência nos decretos de indulto referentes aos anos anteriores”.

A procuradora-geral observa, porém, que, em maio deste ano, o plenário da Corte julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade, mantendo a eficácia do decreto.

Nesse contexto, a procuradora-geral aponta que Cristiano Paz “cumpriu fração superior a um quinto de pena, conforme disposto no artigo 1.º, inciso I do Decreto 9.246/2017”.

A procuradora acrescenta que não há, no curso da execução penal, “nenhum registro de sanção disciplinar grave imposta ao sentenciado, ou notícia de descumprimento das condições impostas pelo Juízo delegado para o livramento condicional”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?