metropoles.com

Congresso não avalia vetos e nova regra eleitoral valerá ano que vem

Parlamentares se reuniram para avaliar vetos do presidente Bolsonaro a itens como aumento no fundo eleitoral, mas votação não terminou

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Davi alcolumbre senado federal
1 de 1 Davi alcolumbre senado federal - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Como já tem se tornado cotidiano, uma sessão do Congresso (votação conjunta de senadores e deputados) foi encerrada por falta de quórum antes do fim da lista de votações. A última tentativa foi na noite desta quarta-feira (02/10/2019) e os parlamentares chegaram a votar alguns vetos presidenciais, mas não chegaram a debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020 nem os vetos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) à nova lei eleitoral.

Como mudanças na legislação eleitoral precisam ser aprovadas até um ano antes dos pleitos, não há mais tempo portanto de derrubar o veto do presidente ao aumento do fundo eleitoral para as eleições municipais do ano que vem, marcadas para 3 de outubro.

Após um série de acusações entre deputados e senadores pela “culpa” da falta de quórum, o presidente do Senado (e do Congresso), Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou nova sessão para a próxima terça-feira. Ainda que o assunto esteja decidido para 2020, os parlamentares ainda poderão debater o veto de Bolsonaro na lei eleitoral para futuros pleitos. Eles também deverão tentar votar a LDO após quatro tentativas frustradas.

Enquanto votaram, os deputados e senadores não derrubaram nenhum veto do presidente da República. Foi, portanto, uma noite de vitórias do governo, ainda que relativas, já que a demora na votação da LDO atrapalha a elaboração do Orçamento do ano que vem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?