metropoles.com

Câmara aprova licença-maternidade após internação da mãe ou do bebê

Proposta segue para o Senado. Caso seja aprovada, afastamento terá que ser contado ao término de eventual hospitalização

atualizado

Compartilhar notícia

IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLES
bebe
1 de 1 bebe - Foto: IMAGEM CEDIDA AO METRÓPOLES

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27/3) o projeto de lei que prorroga o início da licença-maternidade quando, após o parto, a mãe ou a criança permanecer internada por mais de três dias. O projeto será enviado ao Senado. Caso seja aprovado, a contagem do tempo do benefício só terá início após a alta hospitalar de um dos dois.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pela deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) e relatado pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). De acordo com a proposta, a licença poderá ser suspensa, a pedido exclusivo da mãe, caso o recém-nascido permaneça internado após transcorridos, pelo menos, 15 dias de seu gozo.

O pagamento do salário-maternidade, de acordo com o projeto, acompanhará a suspensão da licença e será retomado quando a criança sair do hospital, e a licença voltar a ser gozada.

A proposta garante o direito de mães, como Catharina Siqueira de Rezende, que foi mãe de um bebê prematuro e conseguiu garantir a prorrogação da licença, tendo que entrar na Justiça para tanto, conforme o Metrópoles revelou.

Caso o Senado aprove a proposta, a matéria vai para sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o direito à licença ficará assegurado, sem a necessidade de o interessado acionar a Justiça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?