metropoles.com

Bolsonaro veta bagagem gratuita em voos nacionais

Presidente sancionou MP que abre 100% do capital para companhias aéreas estrangeiras, mas vetou parte que se referia à gratuidade de bagagem

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-07-27 at 09.36.30
1 de 1 WhatsApp Image 2018-07-27 at 09.36.30 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), vetou, na tarde desta segunda-feira (17/06/2019), a gratuidade de bagagem em voos nacionais. O chefe do Executivo sancionou a medida provisória (MP) que autoriza a participação de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras, mas vetou o item modificado pelos deputados e senadores que previa a gratuidade para bagagem de até 23 quilos em aviões com capacidade acima de 31 lugares, ou seja, nos voos domésticos.

Segundo o Palácio do Planalto, “o veto se deu por razões de interesse público e violação ao devido processo legislativo”. Em um primeiro momento, Bolsonaro havia dito que sancionaria a MP da maneira que veio do Congresso Nacional. No entanto, nos últimos dias, o presidente afirmou a jornalistas que “era preciso ser criativo para encontrar uma forma de seguir a lei e garantir que o setor de aviação avançasse”.

Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a operação no Brasil das empresas de baixo custo Norwegian Air (Noruega), Flybondi (Argentina) e Sky Airline (Chile), e a equipe econômica vinha pedindo para que o presidente vetasse o artigo que tratava da gratuidade da bagagem.

Desde 2016, a Anac autoriza as companhias aéreas a cobrarem por bagagens despachadas, dando ao passageiro o direito de levar na cabine apenas uma bagagem de mão de até 10 quilos, de forma gratuita. Assim, bagagens de 23 quilos em voos nacionais e 32 quilos nos voos internacionais são cobradas à parte, com um valor adicional ao da passagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?