Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Política

Bolsonaro sobre acordo na Base de Alcântara: "Grande passo"

Presidente usou conta oficial no Twitter para comemorar a aprovação do tratado entre Estados Unidos e Brasil na Câmara dos Deputados

24/10/2019 08:56
Lisandra Paraguassu/Estadão
Bolsonaro sobre acordo na Base de Alcântara: “Grande passo”

Em viagem oficial à China, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou as redes sociais para comentar a aprovação na Câmara dos Deputados do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas da Base de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão.

“Após décadas de atraso e abandono, damos um grande passo para o desenvolvimento tecnológico, social e econômico na região. Medida deve gerar bilhões para o Brasil. Seguimos avançando!”, comemorou em conta oficial no Twitter nesta quinta-feira (24/10/2019).

O plenário da Câmara aprovou, por 329 votos a favor e 86 contra, o acordo entre o Brasil e os Estados Unidos na noite da última terça-feira (22/10/2019). Agora, o projeto segue para análise dos senadores. O tratado estabelece normas de proteção à tecnologia americana e determina regras para o uso e a circulação de técnicos brasileiros.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas prevê o lançamento de foguetes, espaçonaves e satélites que usam tecnologia norte-americana a partir da base de Alcântara. O tratado foi assinado por representantes dos dois países em maio deste ano.

De acordo com o documento, o Brasil é responsável pela proteção das tecnologias e patentes usadas na base. Além disso, proíbe qualquer divulgação de informação sobre os equipamentos usados no local sem autorização dos Estados Unidos. (Com Agência Câmara)

Bolsonaro sobre acordo na Base de Alcântara: "Grande passo"