metropoles.com

Bolsonaro e Netanyahu se reúnem no Forte de Copacabana (RJ)

Ao lado dos filhos Carlos e Eduardo e de futuros ministros do governo, presidente recebeu o primeiro-ministro israelense

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Bolsonaro e Netanyahu
1 de 1 Bolsonaro e Netanyahu - Foto: Divulgação

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu estão reunidos no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. As conversas visam estreitar os laços político-econômico entre os países. Também estão presentes os filhos do presidente Carlos e Eduardo Bolsonaro, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e o escolhido para o ministério das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O aprofundamento da conversa ocorre após Bolsonaro dizer que pretende transferir a Embaixada do Brasil de Tel Aviv para Jerusalém.

Pouco antes de embarcar para o Brasil, Netanyahu demonstrou entusiasmo com sua primeira visita à região. Ele classificou o país como “grande potência”, lembrando que reúne a quinta maior população mundial, e disse que a partir da gestão do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), haverá “nova era entre Israel e a grande potência chamada Brasil”.

A mensagem foi postada em sua conta no Twitter. “É uma grande mudança com Bolsonaro. Estou contente por podermos começar uma nova era entre Israel e a grande potência chamada Brasil.”

O primeiro-ministro de Israel deve ser um dos 12 chefes de Estado presentes na posse de Jair Bolsonaro na próxima terça-feira (1º). Entre outros, estão os presidentes Mauricio Macri (Argentina), Sebastián Piñera (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal) e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

Atividades
O primeiro-ministro desembarca de manhã no Rio de Janeiro e fica no país até terça-feira (1º), quando participa da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Nesta sexta-feira, eles almoçam no Forte de Copacabana. Também estarão presentes os futuros ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fernando Azevedo (Defesa).

Bolsonaro pretende transferir a Embaixada do Brasil de TelAviv para Jerusalém. Os Estados Unidos foram o primeiro país a adotar a mudança. A medida não é consensual, pois Jerusalém é um território disputado por questões políticas e religiosas entre judeus e muçulmanos.

No Twitter, Bolsonaro também manifestou sua expectativa em relação ao israelense. “Espero a chegada e visita do Primeiro-Ministro @netanyahu . Nos reuniremos e discutiremos novos rumos para nossas nações. As expectativas são as melhores para este momento inédito de nossa história”, postou o brasileiro.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?