metropoles.com

Biblioteca Demonstrativa deve ser reinaugurada em outubro deste ano

O local, administrado pelo Ministério da Cultura, está fechado desde maio de 2014 por conta de problemas estruturais e elétricos

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Biblioteca Demonstrativa de Brasília
1 de 1 Biblioteca Demonstrativa de Brasília - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Uma boa notícia para Brasília. A expectativa do Ministério da Cultura (MinC) é que a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) seja reaberta em outubro deste ano. Fechado desde maio de 2014 por conta de problemas elétricos e estruturais, o espaço se tornou um dos principais símbolos do descaso com a cultura da capital.

A informação de (re)abertura da Biblioteca Demonstrativa foi confirmada ao Metrópoles por técnicos responsáveis pela gestão do local. Oficialmente, o MinC ainda não se pronunciou sobre uma data. A justificativa é que ainda está em andamento o processo licitatório para contratação do projeto de reforma e modernização do espaço – dessa forma, não pode-se confirmar uma data para a conclusão das obras. No entanto, internamente, o mês de outubro é dado como certo.

Cristian Santos, diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do MinC, é o responsável pela gestão da BDB. Ele garante que os problemas mais graves já foram resolvidos. “O prédio ainda precisa passar por algumas reformulações, todas marcadas para encerrarem ainda neste ano”, explicou.

Enquanto a biblioteca não é reaberta ao público geral, outras ações são realizadas como meio de amenizar a falta que o espaço faz à cidade. A primeira delas é reabrir, no dia 1º de fevereiro, o Escritório de Direitos Autorais nos fundos do edifício. Com o fechamento da BDB, local em que o escritório funcionava anteriormente, os autores da capital tinham que registrar seus livros originais em outras cidades.

Michael Melo/Metrópoles
O acervo da BDB será transferido temporariamente para a Biblioteca Nacional

A outra ação diz respeito ao acervo da BDB. Como forma de disponibilizar os documentos ao público geral, Cristian Santos resolveu realocá-los, temporariamente, na Biblioteca Nacional, localizada ao lado da Rodoviária do Plano Piloto. Apesar de não haver data específica para a mudança, o gestor indicou que os livros estarão disponíveis ainda no primeiro semestre deste ano.

Atraso
O anúncio vem após um largo atraso na reabertura da biblioteca. Em março de 2016, por exemplo, o MinC havia dito que o local seria reinaugurado no segundo semestre. “Não será apenas uma reabertura, como também faremos da BDB uma referência para o país todo”, prometeu, à época, Marcos Linhares, presidente do Sindicato dos Escritores do DF (Sindescritores).

Marcos, que também confirma a reabertura da BDB em outubro deste ano, afirmou que o atraso ocorreu pelas constantes mudanças de equipe no período do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Dessa vez, não há motivos para que a biblioteca não seja entregue em 2017”, enfatizou.

A biblioteca foi “desinterditada” pela Defesa Civil em outubro de 2016. O prédio já havia passado por todas as manutenções estruturais exigidas e poderia ser reaberta ao público geral. Porém, o MinC havia alegou que eram necessárias outras reformas – sem especificar quais – no espaço, mantendo-a fechada até hoje.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?