Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Polícia conclui que condenada por morte do filho matou primeiro marido

Polícia diz que ela não será indiciada pelo homicídio do ex-marido, pois o crime prescreveu em 2017. Alexandra matou o filho em maio de 2020

13/04/2023 15:03
Arquivo pessoal
José e Alexandra, condenada por matar filho de 11 anos - Metrópoles

Após nova investigação, a Polícia Civil concluiu que Alexandra Dougokenski matou o ex-companheiro José Dougokenski. A mulher foi condenada a 30 anos e dois meses de prisão pela morte do filho Rafael Winques, 11 anos, em maio de 2020. Ela recebeu a pena em janeiro de 2023.

Mesmo com a descoberta, a condenada não será indiciada porque o crime prescreveu em 2017. À época do crime, ela tinha 19 anos de idade e, segundo o delegado Ederson Bilhan, pela lei conta-se a prescrição pela metade do prazo quanto o infrator tem menos de 21 anos.

“Considerando que a prescrição em homicídios é de 20 anos, nesse caso seriam 10 anos. Como o fato ocorreu em 2007, a situação já estava prescrita”, afirma o delegado.

A Vara Criminal de Farroupilha autorizou a reabertura da investigação sobre a morte de José Dougokenski, em janeiro de 2021. Conforme o delegado, o novo inquérito concluiu, após o cruzamento de evidências analisadas pela perícia e depoimentos, que tratava-se de um homicídio.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

No entanto, de acordo com a defesa de Alexandra, a perícia que apontou a hipótese de suícidio é clara e, além disso, acredita que houve contaminação devido ao caso Rafael, como informado pelo G1.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A semelhança entre o modus operandi das mortes de José e Rafael, filho mais novo de Alexandra, chamou a atenção — ambos foram estrangulados com cordas de varal.

O depoimento do segundo marido ajudou a polícia a chegar na nova conclusão. De acordo com a RBS TV, Rodrigo Winques disse que ouviu Alexandra confessar o crime. A partir de agora, a investigação concluída será encaminhada ao Ministério Público (MP) e ao Poder Judiciário.