metropoles.com

Polícia Civil decreta luto por profissionais mortos pela Covid em GO

Segundo o sindicato da categoria, foram identificados 619 casos na corporação. Nove morreram e outros 84 estão afastados pela doença

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Polícia Civil de Goiás
1 de 1 Polícia Civil de Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – A Polícia Civil de Goiás (PCGO) informou, por meio de uma postagem no Instagram, que está de luto pela morte de nove policiais da corporação em decorrência da Covid-19. Além das mortes, 84 policiais civis estão afastados por suspeita ou contaminação pelo coronavírus.

De acordo com a Polícia Civil, os casos de servidores contaminados são monitorados pelo núcleo de saúde da instituição, assim como os policiais internados em hospital são acompanhados pela diretoria-geral da corporação.

Na publicação, a PCGO se coloca favorável à vacinação rápida dos servidores da corporação que estão em contato direto com a população. “O comando da instituição entende que um policial contaminado pode disseminar o vírus para várias outras pessoas da sociedade”, informa o texto.

“A direção solicitou às autoridades das secretarias municipal e estadual de Saúde para que, neste momento, os profissionais que atuam na Central de Flagrantes e em outras delegacias com maior quantidade de casos da doença sejam imunizados prioritariamente”, conclui a nota.

Paralisação

Nesta sexta-feira (12/3), mobilizados pelo Sindicato dos Policiais Civil (Sinpol), os agentes paralisaram as atividades por 1h, em Goiânia, em homenagem aos colegas mortos pela Covid-19. A paralisação ocorreu das 15h às 16h. De acordo com o sindicato, foram confirmados 619 casos na corporação.

No ato em homenagem aos colegas, os policiais não saíram das delegacias, desligaram computadores e permaneceram em frente à unidade em sinal de luto e protesto. Segundo o Sinpol, a atitude foi tomada devido à “falta de prioridade da categoria em relação às medidas de proteção contra a doença: calendário de vacina e EPIs”.

O sindicato pede que seja reduzido o número de policiais nas delegacias, a suspensão das operações policiais e que os agentes sejam considerados grupo prioritário no calendário de vacinação da Covid-19. Segundo a entidade, o número de policiais contaminados pelo coronavírus é três vezes maior do que a média da população.

0
Vítimas

No dia último domingo (7/3), a agente de polícia Sara Cardoso a Silva, 40 anos, morreu em um hospital particular de Goiânia, onde estava internada. Ela precisou ser intubada na UTI. Sara era professora da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) e atuava como agente na delegacia de Senador Canedo (GO), cidade da Região Metropolitana de Goiânia.

Os delegados aposentados da Polícia Civil de Goiás (PC-GO) Elias Bernardes Milagre e José Carlos Bezerra da Silva também morreram vítimas da Covid-19, com um intervalo de um dia. Ambos estavam internados em hospitais de Goiânia para o tratamento da doença, mas não resistiram às complicações. Um agente também morreu em decorrência da Covid-19.

Elias Bernardes morreu no em 25 de fevereiro. Ele tinha 76 anos. Segundo informações da Polícia Civil, o delegado aposentado não estava mais com o coronavírus, no entanto, não resistiu às sequelas da doença. Aos 70, José Carlos faleceu no dia anterior.

Em 26 de fevereiro, o agente de polícia especial Roberto Marcos Naves também morreu em decorrência da doença. Ele tinha 50 anos e estava internado em um hospital particular da capital goiana desde o início de janeiro. Ele era lotado na Escola Superior da Polícia Civil.

Em nota, a Polícia Civil lamentou as mortes e prestou condolências. “Neste momento de dor e sofrimento, pedimos a Deus que conforte familiares e amigos”, diz a nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?