metropoles.com

PM do Ceará investiga falas machistas de policiais em rede social. Ouça

Um agente emite “opinião” sobre as policiais do sexo feminino: “Elas eram para estarem no quartel, para tirar o estresse da gente”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução: PMCE
PMCE
1 de 1 PMCE - Foto: Reprodução: PMCE

Mais um episódio de machismo viralizou nas redes nesta quinta-feira (16/7): áudios revelam policiais militares homens, do Ceará, diminuindo as colegas do sexo feminino. Um agente afirma: “Elas eram para estarem no quartel, para tirar o estresse da gente, tá entendendo? Se chegasse estressado, elas estavam lá para resolver a ‘parada'”. As mensagens foram divulgadas em grupo no WhatsApp. Os envolvidos na conversa são lotados no 11º Batalhão de Polícia Militar, em Itapipoca (CE).

Durante as trocas de mensagem, outro policial concorda: “Essa ideia foi boa, eu queria isso agora. Isso é uma ideia para chegar no Comando Geral. As ‘voluntárias'”. Os comentários não param por aí, e um terceiro PM afirma: “Essa tese aí, eu tinha pensado nisso. Sou obrigado a concordar. Os policiais sofrem muito do estresse psicológico, pressão psicológica muito grande na rua”.

Escute:

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Polícia Militar do Ceará (PMCE) afirmaram que repudiam os comentários feitos pelos agentes. Os órgãos ainda informaram que medidas serão tomadas: “Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto pelo Comando da PMCE, que também repudia o conteúdo dos áudios e o comportamento do servidor”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

SSPDS e PMCE repudiam e adotam providências em caso de áudios que depreciam PFEMs A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) repudia veementemente o conteúdo dos áudios divulgados, em um aplicativo de mensagens instantâneas, em que um policial da @policiamilitardoceara deprecia, com falas machistas, a função exercida pelas policiais militares femininas que compõem a corporação cearense. A SSPDS abomina qualquer conduta patriarcal, que pregue o desrespeito à mulher, colocando-a como uma figura inferior ao gênero masculino, seja em qual for o âmbito da sociedade. A Secretaria ressalta e reconhece o papel fundamental de todas as policiais militares femininas (PFEMs), assim como das bombeiras militares, policiais civis e servidoras da Perícia Forense, para a manutenção e fortalecimento da Segurança Pública do Ceará. Por último, a pasta destaca que o policial militar autor da mensagem foi identificado, os áudios estão sendo devidamente apurados e todas as medidas administrativas adotadas. O envolvimento de outros policiais militares está sendo investigado. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto pelo Comando da PMCE, que também repudia o conteúdo dos áudios e o comportamento do servidor.

Uma publicação compartilhada por SSPDS Ceará (@sspds_ce) em

0

 

Compartilhar notícia