PF publica norma que flexibiliza regras para porte e posse de arma de fogo

Instrução deixa de exigir documentos já existentes em sistemas da PF e elimina os prazos para novos pedidos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

iStock
Arma de fogo
1 de 1 Arma de fogo - Foto: iStock

A Polícia Federal (PF) publicou nessa quinta-feira (20/8) uma nova instrução normativa (IN) sobre armas de fogo que confere menos burocracia no acesso ao porte e posse de arma de fogo.

A nova instrução (IN) deixa de exigir, por exemplo, documentos já existentes em sistemas da PF, elimina os prazos para novos pedidos e se adequa a decretos mais recentes sobre o assunto, publicados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Dessa maneira, autoriza a aquisição de até quatro armas de uso permitido e amplia o prazo de validade do registro para 10 anos, uma das primeiras medidas adotadas pelo governo Bolsonaro — antes, eram cinco anos.

“Todo o processo de aquisição, registro e porte de armas passa a ser essencialmente eletrônico, possibilitando a abertura e o acompanhamento pelo requerente por meio da internet”, informou a PF, em nota.

Além disso, fica autorizado o treinamento mensal aos cidadãos que possuem arma de fogo, com a possibilidade de utilização do armamento pessoal.

“Diversas categorias terão avanços como, por exemplo, os policiais penais que passarão a ter as mesmas prerrogativas dos demais policiais”, disse a corporação.

Por sua vez, magistrados e membros do Ministério Público (MP) terão que passar por exames de aptidão psicológica e capacidade técnica atestadas pelas próprias instituições.

PF publica norma que flexibiliza regras para porte e posse de arma de fogo - destaque galeria
4 imagens
Policiais confundem outros agentes com bandidos e trocam tiros
Motivação ainda é desconhecida
PF publica norma que flexibiliza regras para porte e posse de arma de fogo - imagem 4
PF publica norma que flexibiliza regras para porte e posse de arma de fogo - imagem 1
1 de 4

iStock
Policiais confundem outros agentes com bandidos e trocam tiros
2 de 4

Policiais confundem outros agentes com bandidos e trocam tiros

Hugo Barreto/Metrópoles
Motivação ainda é desconhecida
3 de 4

Motivação ainda é desconhecida

Michael Melo/Metrópoles/Foto ilustrativa
PF publica norma que flexibiliza regras para porte e posse de arma de fogo - imagem 4
4 de 4

Michael Melo/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?