metropoles.com

PF prende ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda em Brasília

Ele é investigado por corrupção, peculato, fraudes em licitações, desvios de recursos públicos e recebimento de vantagens indevidas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
marcelo-miranda-governador-tocantins-840×577
1 de 1 marcelo-miranda-governador-tocantins-840×577 - Foto: Divulgação

O ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB) foi preso durante operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (26/09/2019). Miranda é investigado por corrupção, peculato, fraudes em licitações, desvios de recursos públicos, recebimento de vantagens indevidas, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.

Em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal, agentes da PF cumprem 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas (TO). Miranda foi preso em Brasília, no apartamento funcional da mulher, a deputada Dulce Miranda (MDB-TO). Ela, no entanto, não é investigada.

A Operação 12º Trabalho é realizada em decorrência de outras operações da PF, que encontrou no centro das investigações a família de Miranda, “com poderes suficientes para aparelhar o estado, mediante a ocupação de cargos comissionados estratégicos para a atuação da organização criminosa”.

A PF identificou um “sofisticado esquema” com o uso de laranjas para “dissimular a origem ilícita de bens móveis e imóveis, frutos de propinas em troca de favores a empresários dos diversos ramos de atividade que mantinham contratos com o poder público”.

Até o momento, a PF estima que houve um prejuízo de mais de R$ 300 milhões aos cofres públicos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?