metropoles.com

Lava Jato: PF faz ação contra fraude em licitações da Petrobras no DF e PB

Cerca de 60 policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão em quatro cidades

atualizado

Compartilhar notícia

Fernando Frazão/Agência Brasil
Petrobras - Sede
1 de 1 Petrobras - Sede - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (25/8) a 73ª Fase da operação Lava Jato, batizada de Ombro a Ombro, para apurar formação de cartel e pagamentos de propinas por empreiteiros a diretores da Petrobras. A ideia era fraudar o caráter competitivo de licitações realizadas pela estatal.

Cerca de 60 policiais federais cumprem 15 mandados de busca e apreensão em quatro cidades: Brasília, João Pessoa, Cabedelo, e Campina Grande, as últimas três na Paraíba. Segundo a PF, a atual fase tem por objeto a apuração de supostos delitos de corrupção passiva e lavagem de capitais.

“Durante as investigações, foi identificada uma organização criminosa formada por executivos de grandes empreiteiras”, informou a Polícia Federal, em nota. As irregularidades cometidas em detrimento da Petrobras foram trazidas à tona no bojo da operação Lava Jato.

Conforme apurado, o investigado teria solicitado e recebido pelo menos R$ 4 milhões, a fim de “blindar” os executivos das grandes empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção.

“Consoante declarações prestadas por executivos de uma grande empreiteira em acordos de colaboração premiada, as vantagens indevidas destinadas ao investigado teriam sido pagas pela empreiteira por meio de doação a um partido político e repasses a empresas sediadas na Paraíba”.

Segundo a PF, os pagamentos feitos pela empreiteira a tais empresas foram justificados em contratos fictícios ou superfaturados, e os valores respectivos seriam sacados pelos representantes das empresas e entregues em espécie a intermediários do investigado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?