metropoles.com

PL da Saidinha: “Não devemos polemizar”, diz líder do governo

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que acaba com a saidinha dos presos. Texto segue para sanção do presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - metrópoles
1 de 1 José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados, concede entrevista coletiva no Salão Verde - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Após a aprovação do projeto de lei que limita as saídas temporárias dos presos, as chamadas saidinhas, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, afirmou nesta quarta-feira (20/3) que o assunto não deve ser “polemizado”.

O deputado destacou que o governo liberou a bancada para votar. “Isso não é uma pauta de governo. Foi uma iniciativa do deputado Pedro Paulo, a Câmara votou, o Senado reformou e a Câmara ratificou as emendas do Senado. Portanto, é uma decisão soberana da Câmara”, afirmou o líder.

Guimarães completou dizendo que o presidente ainda vai avaliar o tema antes de decidir sobre a sanção do texto. “Eu acho que nós não devemos polemizar sobre isso. A Câmara que aprovou, portanto a responsabilidade é dela.”

Em votação simbólica, o plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira a projeto que acaba com a saidinha. Agora, o texto segue para a mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que decide se vai sancionar ou vetar a lei.

O projeto aprovado abre exceção apenas para detentos que estudam e trabalham. Nesses casos, eles terão direito a saídas temporárias para cumprir a carga horária de cursos profissionalizantes, ensino médio ou superior.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?