Walberto Maciel
Especial para o Entre-eixos
Sabe aquela velha desculpa de que o ‘pneu furou’ para justificar atraso em um compromisso? Ela está com os dias contados: estão chegando ao mercado brasileiro os novos Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT da Pirelli: caso um deles fure, o próprio pneu se autoconserta na rodada seguinte ao momento do furo. É uma grande aposta da marca em inovação.
Brincadeiras à parte, o objetivo da Pirelli é aumentar a segurança do usuário em todas as situações, principalmente em uma particularmente grave: o furo do pneu em uma rua ou estrada deserta. Com a nova tecnologia, o pneu roda mais pelo menos 80 quilômetros sem o condutor precisar parar o carro. E o pneu pode até dispensar remendos posteriores caso o furo seja totalmente vedado pelo material selante que já vem de fábrica.
Para apresentá-los, a Pirelli fez testes de desempenho e segurança em pistas seca, molhada e off-road, além dos testes de furos quando o pneu é submetido a extremo estresse e até passa por uma chapa de aço repleta de pregos. Os pneus furados continuaram rodando normalmente.
Os novos pneus foram apresentados por Cesar Alarcon CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina. “Lançar estes produtos aqui mostra a importância que o Brasil tem para a Pirelli como mercado no cenário global”, destacou Alarcon.


















O Cinturato P7 é um pneu que vai atender os carros de passeio com segurança. Numa pista molhada, em um Audi A3 sedã, o novo Cinturato P7 apresentou um desempenho fora do normal rodando a 100 km\h, respondendo a todos os comandos e sem sinal de derrapagem, saída da pista ou desgarro.
O modelo freia com precisão mesmo estando em pista molhada em um espaço de quatro metros a menos, comparando-se a outros concorrentes da sua categoria. Isso significa uma redução entre 7% e 10% na distância de frenagem dos testes aplicados com outros pneus.
O Scorpion é um pneu mundial voltado para o público que tem SUV’s que circulam em vias on-road, 100% pavimentadas. Da mesma forma que o P7, o Scorpion tem como principal característica a segurança. Além desse fator, levam em consideração o meio ambiente. Os pneus desta família são produzidos dentro de uma cadeia que se preocupa com a questão da poluição ambiental desde a coleta da borracha até a distribuição nos revendedores. Eles são fabricados com o cuidado para que em nenhuma das etapas de produção seja utilizado, por exemplo, a mão de obra escrava ou infantil.
Off-road
Para os usuários que vivem nos grandes centros, mas adoram pegar uma trilha no fim de semana,a Pirelli lançou o Scorpion HT – pneu que tem 70% de características para rodar na cidade e 30% para enfrentar o barrão com atoleiros e estradas irregulares. Mesmo em alta velocidade o Scorpion HT segura firme no solo e não apresenta nenhum tipo de desequilíbrio em pisos de grama, cascalho, brita e lamaçais. Com ele o carro não tem perda de tração e apresenta muito menos derrapagens e escorregões quando sai do asfalto para a terra.
Seal inside
A tecnologia promove a vedação interna do pneu quando ele é perfurado em sua banda de rodagem por um objeto de até 4mm de espessura. Quando o furo acontece, uma massa vedante incorpora-se ao objeto perfurante se este permanecer no pneu, evitando que o ar escape. Se o objeto não ficar preso ao pneu a massa vedante incorpora-se ao orifício, permitindo que o motorista continue rodando tranquilamente.
Proteção
O cliente que comprar o pneu com a nova tecnologia terá o serviço de proteção Tyrelife, que substitui o pneu em casos de danos acidentais e irreparáveis de forma gratuita. O prazo de cobertura é de seis meses e pode ser estendido por mais seis meses – desde que ele faça uma revisão gratuita do veículo dentro da rede oficial de revendedores da marca.
O jornalista Walberto Maciel viajou a convite da Pirelli