Pilotos e comissários abrem votação que pode definir greve em janeiro

Votação on-line entre pilotos e comissários ocorre nos dias 27 e 28 de dezembro, e decide renovação da CCT 2025/26 mediada pelo TST

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
aeroporto
1 de 1 aeroporto - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) convocou, nesta sexta-feira (26/12), pilotos e comissários da aviação regular para votar, nos dias 27 e 28 de dezembro, a nova proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/26, mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A votação será realizada on-line, na manhã deste sábado (27/12), com encerramento às 16h de domingo (28/12), por meio da plataforma do sindicato.

A consulta ocorre após a rejeição apertada da proposta patronal anterior, em votação encerrada no início da semana, quando 49,31% dos aeronautas votaram contra, 49,25% a favor e 1,44% se abstiveram. Diante do impasse, o SNA declarou estado de greve, o que mantém a possibilidade de paralisação a partir de 1º de janeiro, a depender do resultado.

A negociação envolve apenas as companhias Azul e Gol. Os funcionários da Latam já aprovaram acordo coletivo em votação realizada nos dias 11 e 12 de dezembro e, por isso, não estão incluídos no risco de greve.


Reivindicações da categoria

Entre os principais pontos defendidos pelos aeronautas estão:

  • recomposição salarial pelo INPC + 3%;
  • reajuste do vale-alimentação pelo INPC + R$ 105;
  • previdência privada;
  • aumento das diárias internacionais (US$ 4 para América do Sul, EUA e América Central);
  • pagamento em dobro da hora noturna.

O sindicato também aponta o combate à fadiga como pauta prioritária, associada à saúde dos tripulantes e à segurança operacional.


Proposta mediada pelo TST

Como contraproposta, o TST sugeriu reajuste salarial pelo INPC + 0,5% e aumento de 8% no vale-alimentação. O texto é o que será submetido à votação on-line neste sábado e domingo.

Caso a greve seja aprovada em assembleia, o Sindicato ressalta que há prazo legal de 72 horas antes do início do movimento. Até a decisão, os tripulantes seguem trabalhando normalmente.

O impasse ocorre às vésperas do período de maior demanda do transporte aéreo, durante as festas de fim de ano, e pode impactar a programação de voos no Ano Novo.

Em nota, o SNA afirmou reconhecer os transtornos que uma eventual paralisação pode causar aos passageiros, mas destacou que a mobilização é o último recurso diante da falta de consenso nas negociações e que a valorização dos aeronautas é essencial para manter os padrões de segurança e qualidade da aviação civil brasileira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?