metropoles.com

PGR diz a Moraes que concorda com prisão domiciliar para Collor

Fernando Collor foi preso na sexta-feira (25/4) por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ex-presidente Fernando Collor de Melo no Senado federal - Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente Fernando Collor de Melo no Senado federal - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) defende que o ex-presidente Fernando Collor de Mello vá para uma prisão domiciliar. Collor foi preso na sexta-feira (25/4) em Maceió (AL) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A prisão é referente a um desdobramento da Operação Lava Jato. Collor foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os advogados de Collor também haviam pedido que fosse reconhecida a prescrição da pretensão punitiva. No entanto, este ponto foi negado pela PGR. O parecer, assinado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, frisa que a concessão da prisão domiciliar foi feita em “caráter humanitário”.

“A manifestação é pelo indeferimento do pedido de reconhecimento de prescrição da pretensão punitiva estatal e pelo deferimento, em caráter humanitário, do pedido de prisão domiciliar”, escreveu Gonet.

A defesa de Collor chegou a argumentar que o cliente sofre com “comorbidades graves de saúde” como doença de Parkinson, apneia do sono e transtorno afetivo bipolar.

Ao receber os argumentos da defesa, Moraes recebeu um parecer do presídio onde Collor está. No documento, a instituição de custódia afirma ter condições de ofertar o tratamento necessário ao ex-presidente.

PGR diz a Moraes que concorda com prisão domiciliar para Collor - destaque galeria
6 imagens
PGR diz a Moraes que concorda com prisão domiciliar para Collor - imagem 2
Fernando Collor
 Fernando Collor foi condenado em 2023 a 8 anos e 10 meses de prisão
PGR diz a Moraes que concorda com prisão domiciliar para Collor - imagem 5
O então presidente Fernando Collor e a ex-primeira-dama Rosane Collor
Fernando Collor de Mello
1 de 6

Fernando Collor de Mello

Gustavo Moreno/ Metrópoles
PGR diz a Moraes que concorda com prisão domiciliar para Collor - imagem 2
2 de 6

Orlando Brito/PR
Fernando Collor
3 de 6

Fernando Collor

Rafaela Felicciano/Metrópoles
 Fernando Collor foi condenado em 2023 a 8 anos e 10 meses de prisão
4 de 6

Fernando Collor foi condenado em 2023 a 8 anos e 10 meses de prisão

Rafaela Felicciano/Metrópoles
PGR diz a Moraes que concorda com prisão domiciliar para Collor - imagem 5
5 de 6

O então presidente Fernando Collor e a ex-primeira-dama Rosane Collor
6 de 6

O então presidente Fernando Collor e a ex-primeira-dama Rosane Collor

Paulo Fridman/Sygma/Getty Images

“As condições referidas pelo paciente são passíveis de tratamento e acompanhamento dentro do sistema prisional alagoano, contanto que observadas as suas particularidades quanto à idade
avançada e às possíveis pioras em seu quadro por seu relato de distúrbio psiquiátrico”, diz trecho do parecer enviado ao ministro do STF.

Após receber o documento do presídio, Moraes concedeu prazo de 48 horas para que a defesa de Collor apresentasse documentação comprobatória das doenças. Os advogados juntaram atestados. Depois disso, a solicitação da defesa foi direcionada a Gonet.

Prisão

Collor está detido em regime fechado e em cela individual de uma ala separada dos demais apenados na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL). A estrutura tem capacidade projetada para 892 presos, mas atualmente abriga 1.324 homens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?