metropoles.com

PGR cobra de Moraes convocação para depoimento de Anderson Torres

A Procuradoria-Geral da República alegou que não foi intimada para a oitiva de Torres e pediu que Moraes evite “violação das normas”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
PF Anderson Torres
1 de 1 PF Anderson Torres - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) alegando que o depoimento do ex-secretário de Justiça do DF, Anderson Torres, em prisão do DF, não ocorreu dentro dos trâmites processuais.

Documento assinado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, enviou ao ministro Alexandre de Moraes documento no qual alega ter tomado conhecimento o depoimento de Torres, na última quarta-feira (18/1), pela imprensa.

Assim, ele ressaltou que está dentro das funções institucionais do MPF “receber intimação pessoalmente nos autos em qualquer processo e grau de jurisdição”.

E alertou: “a ausência de intimação pessoal do Ministério Público nos autos dos inquéritos policiais e dos processos poderá configurar violação das normas vigentes. Posto isso, o Ministério Público Federal requer que a Procuradoria-Geral da República seja previamente intimada da prática de todos os atos processuais nos autos do processo”

Na última quarta (18/1), Torres foi convocado para prestar depoimento no 4º Batalhão da Polícia Militar do DF devido a suspeita de omissão nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O ex-secretário permaneceu em silêncio durante a oitiva.

Em entrevista ao Metrópoles, o advogado Rodrigo Roca explicou que passou a orientação ao ex-secretário, pois não teve acesso aos autos do processo.

Prisão

Torres é investigado por crimes como terrorismo, golpe de Estado e associação criminosa. Ele foi exonerado por Ibaneis Rocha (MDB) no último 8 de janeiro, data da invasão e depredação do Supremo Tribunal Federal (STF), Congresso Nacional e Palácio do Planalto.

O ex-ministro da Justiça de Bolsonaro participará de novo depoimento diante da Polícia Federal na manhã da próxima segunda-feira (23/1).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?