metropoles.com

PF vai investigar fake news sobre tragédia no RS, diz ministro

O ministro Rui Costa ressaltou que a divulgação de informações falsas tem atrapalhado o trabalho operacional na tragédia que assola o RS

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / PR
Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas alerta vermelho - Metrópoles
1 de 1 Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas alerta vermelho - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta terça-feira (7/5), que a Polícia Federal (PF) deverá investigar e responsabilizar pessoas que estão divulgando informações falsas sobre a tragédia que afeta o Rio Grande do Sul. De acordo com o titular da pasta, a desinformação tem atrapalhado o trabalho operacional na região.

“Eu pedi que o ministro [Ricardo] Lewandowski desse uma entrevista, hoje, para a imprensa anunciando que vai pedir à Polícia Federal que abra procedimento e que a Advocacia-Geral da União, junto ao Ministério da Justiça, deverá acionar os órgãos competentes para a consequente ação de responsabilização judicial dessas pessoas”, disse Rui Costa.

A declaração foi dada durante uma reunião da sala de situação montada pelo governo federal para monitorar e planejar ações relacionadas à catástrofe no estado.

O ministro também classificou a divulgação de fake news nesse contexto como um “crime absurdo”. “Não só de ordem moral, nem de reputação, mas eu estou falando de vidas humanas que estão em risco”, pontuou o chefe da Casa Civil.

“Uma sociedade exposta a uma calamidade dramática, com os nervos à flor da pele, com tudo que foi relatado, e pessoas, políticos ou não, brincando de difundir mentiras, calúnias, que desarruma completamente a já precária organização e dificuldade de comunicação”, complementou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?