PF prende no Vidigal (RJ) suspeito de tráfico internacional de drogas

Alvo da Operação Conexão Madeira, foi preso em flagrante com cocaína e haxixe embalados para serem transportados por "mulas"

atualizado 09/07/2022 13:23

PF prende no Vidigal suspeito de tráfico internacional de drogas Divulgação

A Polícia Federal (PF) prendeu, neste sábado (9/6), um suspeito de tráfico internacional de drogas. O suspeito foi preso em flagrante no Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, com cocaína e haxixe embalados para serem transportados por “mulas”.

O homem preso era alvo da Operação Conexão Madeira, que apura um esquema de tráfico transacional no qual “mulas” pegavam voos para a Ilha da Madeira, em Portugal, e depois seguiam em voos domésticos para Barcelona, na Espanha.

Devido a investigação, a 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro expediu três mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão.

Mandados de prisão

Cerca de dez policiais federais da Delegacia Especial no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DEAIN) saíram nesta manhã para cumprir os mandados nas casas dos investigados.

No entanto, apenas um suspeito foi preso. Outros dois alvos da Operação Conexão Madeira não foram encontrados e são considerados foragidos.

As investigações apontam que os três são integrantes da associação criminosa e têm como funções recrutamento de pessoas, financiamento do delito e recebimento da droga no continente europeu.

As penas para os crimes de tráfico transnacional de drogas e associação criminosa, se somadas, podem chegar a mais de 18 anos de reclusão.

Operação Conexão Madeira

O esquema de tráfico internacional começou a ser investigado neste ano, após a prisão em flagrante de um casal que tinha 5,2 quilos de cocaína escondidos no forro da bagagem despachada, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.

Cariocas, o homem de 29 anos e a mulher de 21 anos tentavam embarcar em voo para a cidade portuguesa de Funchal, na Ilha da Madeira. O destino final do casal e da cocaína era Barcelona, na Espanha.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias