metropoles.com

PF pedirá que STF defina quem investigará militares envolvidos no 8/1

Resposta do STF vai esclarecer o que cabe à Corte (com atuação da PF) e o que fica com as Forças Armadas na investigação sobre os militares

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Veloso/Metrópoles
Foto colorida mostra ação de policiais durante atos golpistas e antidemocráticos em Brasília em 8/1 Alexandre de Moraes - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida mostra ação de policiais durante atos golpistas e antidemocráticos em Brasília em 8/1 Alexandre de Moraes - Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deve enviar um ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (17/2) ode solicitará a definição de quem investigará os militares suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

A informação foi passada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em coletiva nesta quinta-feira (16/2).

“Nós vamos fazer um requerimento para que haja uma elucidação definitiva quanto à situação dos militares. Se haverá uma investigação exclusiva na esfera da Justiça Militar ou se uma parte dos eventuais crimes será do Supremo”, afirmou o ministro. A resposta do STF vai definir o que cabe à Corte (com atuação da PF) e o que fica com as Forças Armadas na investigação sobre os militares.

O ministro relator do caso no Supremo, Alexandre de Moraes, devera estipular então o que será considerado crime comum e o que será crime militar.

Dança das cadeiras no Exército

Também nesta quinta, em comunicado divulgado à tropa, o Comando do Exército anunciou a troca do responsável pelo Comando Militar do Planalto. Dessa forma, o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, responsável pelo comando das tropas durante os ataques golpistas realizados no dia 8/1, deixa o cargo.

De acordo com a CNN, ele será substituído pelo general Ricardo Piai Carmona, atual diretor de Educação Superior Militar.

Sendo assim, Dutra deve ser encaminhado à 5ª subchefia do Estado-Maior Exército. Enquanto isso, José Sant’ana Soares e Silva deve assumir a chefia do Estado-Maior, considerado o segundo na linha de comando da força. O general é, atualmente, comandante militar do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?