metropoles.com

Exército troca general que comandou tropas do Planalto no 8/1

Em comunicado divulgado à tropa nesta quinta, o Comando do Exército anunciou a troca do responsável pelo Comando Militar do Planalto

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Militares do Exército diante do acampamento de bolsonaristas no DF - Metrópoles
1 de 1 Militares do Exército diante do acampamento de bolsonaristas no DF - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em comunicado divulgado à tropa nesta quinta-feira (16/2), o Comando do Exército anunciou a troca do responsável pelo Comando Militar do Planalto. Dessa forma, o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, responsável pelo comando das tropas durante os ataques golpistas realizados no dia 8/1, deixa o cargo. De acordo com a CNN, ele será substituído pelo general Ricardo Piai Carmona, atual diretor de Educação Superior Militar.

Sendo assim, Dutra deve ser encaminhado à 5ª subchefia do Estado-Maior Exército. Enquanto isso, José Sant’ana Soares e Silva atingir deve assumir a chefia do Estado-Maior, considerado o segundo na linha de comando da Força. O general é, atualmente, comandante militar do Sul.

Esta é a segunda mudança relevante no comando em menos de um mês. Ainda em janeiro, o general Tomás Paiva deixou o Comando Militar do Sudeste para assumir o posto de comandante do Exército. Ele assumiu o lugar de Júlio César de Arruda, que assumiu o cargo interinamente na transição entre o governo Bolsonaro e o governo Lula.

De acordo com o UOL, outros 74 generais serão remanejados de função. Isso acontece em meio ao cerco da Justiça aos envolvidos nos atos terroristas realizados contra os Três Poderes em janeiro. Como mostrou o colunista Guilherme Amado, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já consideram que existem provas de crimes envolvendo militares nas ações antidemocráticas.

Ainda em janeiro, a Polícia Militar abriu cinco inquéritos para averiguar a conduta dos militares durante a tentativa de golpe. Nos próximos dias, em tempo, a equipe do ministro Alexandre de Moraes deve se reunir com a da Polícia Federal para definir o procedimento que será adotado em relação aos militares que atuaram nas manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?