Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

PF investiga fraudes em contratos do Instituto de Psiquiatria da UFRJ

Policiais cumprem 10 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio, Duque de Caxias e Rio Bonito. Valores chegam a R$ 6 milhões

03/02/2021 12:03, atualizado 03/02/2021 13:08
Divulgação Polícia Federal
Operação da Polícia Federal no Ipub da UFRJ

Rio de Janeiro – A Polícia Federal deflagrou a Operação Pronta Emergência, que investiga irregularidades em contratos públicos fechados pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ipub/UFRJ), por meio de dispensa de licitação. Os recursos públicos federais somam mais de R$ 6 milhões.

A ação conta com a participação de 35 policiais federais, que cumprem 10 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Rio Bonito. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e os investigados respondem pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação. Na operação foram apreendidos celulares, computadores e diversos documentos.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Quanto às suspeitas envolvendo o direcionamento das dispensas de licitação do Ipub/UFRJ foram destacados no relatório de auditoria realizado pela própria universidade: (a) incoerência entre preços demonstrados em propostas; (b) ausência de mapa comparativo das propostas; (c) propostas semelhantes, apresentando o mesmo visual, carimbos e logotipos; (d) conexão entre empresas contratadas por unidades da UFRJ, com os mesmos endereços, sócios, e-mail, telefone, CNPJ.