PF faz ação para desmobilizar garimpo ilegal em Canaã dos Carajás (PA)

Um dos garimpos funcionava dentro de uma área de proteção federal, segundo a PF. Duas pessoas foram presas e 14 motores destruídos

atualizado 19/03/2023 15:59

agente da PF na frente de casa pegando fogo - metrópoles Reprodução/PF

A Polícia Federal (PF) e o Ibama deflagraram duas operações nesse sábado (18/3), com objetivo de desmobilizar operações de garimpo ilegal em Canaã dos Carajás, no sudoeste do Pará.

Segundo a PF, duas foram presas em flagrante, 14 motores inutilizados e dois veículos apreendidos durante a ação, na zona rural da cidade. Com apoio do ICMbio e da Força Nacional, 50 agentes de segurança se dividiram entre as duas áreas, distantes cerca de 15 quilômetros entre si.

Os garimpos ilegais desmobilizados são do tipo galerias – escavações em que são utilizados explosivos para extração de cobre, causando sério dano ambiental, além do risco à saúde das próprias pessoas que exploram ilegalmente a atividade.

“O de Vila Nova Jerusalém fica localizado no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, uma área de proteção federal. Já o de Serra Dourada do Cobre é uma área particular, sem a licença para a extração de minérios”, detalhou a corporação.

Os dois locais são pontos recorrentes de extração ilegal de cobre, sendo a PF, e foram alvos de outras duas operações, em agosto e dezembro de 2022.

A partir de notícia-crime apresentada acerca da devastação causada nas áreas de extração ilegal de cobre, a PF abriu inquérito e iniciou a investigação. Agentes da polícia federal sobrevoaram a região e constataram a existência de intensa atividade criminosa nos pontos de extração ilegal de minério.

Caso o crime seja confirmado, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros. As investigações seguem em andamento.

Mais lidas
Últimas notícias