metropoles.com

PF e CGU investigam desvios de verbas em educação e saúde no Piauí

Entre 2018 e 2020, recursos da Educação e da Saúde foram transferidos para uma conta pessoal sem nenhuma justificativa

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
homens com uniformes da PF e da CGU mexem em gavetas
1 de 1 homens com uniformes da PF e da CGU mexem em gavetas - Foto: Divulgação

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta quinta-feira (23/3) operação para apurar desvios de verbas da educação e da saúde no Piauí. O valor subtraído chegou a R$ 700 mil.

O dinheiro desviado pertencia ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e ao Fundo Municipal de Saúde (FMS). O esquema teria acontecido entre 2018 e 2020.

A operação, nomeada de Sindicância, contou com cumprimento de dois mandados judiciais de busca e apreensão em São João do Piauí (PI). A investigação se deu a partir de um relatório da CGU.

A Controladoria identificou débitos na conta do Fundeb do município de Santa Rosa do Piauí (PI) para uma conta poupança particular, em 2019. Não havia justificativa para a transação.

Assim, a CGU instaurou sindicância administrativa pela Prefeitura de Santa Rosa, mas foram detectados outros repasses indevidos realizados do Fundeb e, também, do FMS, para a conta poupança do investigado.

0

O beneficiário dos débitos indevidos é uma pessoa sem vínculo empregatício formal ou contratual com o município. Ele recebeu, ao todo, R$ 702.185,44.

Além disso, foi detectada adulteração de documentos e inserção de informações falsas nas prestações de contas do município, enviadas ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), de forma a esconder que recursos das contas do Fundeb e do FMS foram transferidos indevidamente para conta pessoal.

A ação desta quinta visa identificar agentes públicos e pessoas interpostas que possam ter participado do esquema e se a prática criminosa se repetiu em outros municípios da região.

Os envolvidos devem responder por crimes contra a Administração Pública como peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações