metropoles.com

Pezão e general se reúnem para definir uso de verba para segurança

Segundo o governador, o Rio é um dos estados brasileiros com maior investimento per capita em segurança, mas gasta muito com pessoal

atualizado

Compartilhar notícia

RedeTV/Reprodução
Ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão
1 de 1 Ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão - Foto: RedeTV/Reprodução

O governador Luiz Fernando Pezão se reuniu nesta segunda-feira (19/3) com o interventor federal na segurança pública, general Walter Braga Netto, no Palácio Guanabara, para tratar da liberação de recursos do governo federal para a área de segurança do Rio. Eles devem finalizar, nos próximos dias, um levantamento com as prioridades do setor a fim de balizar a aplicação do dinheiro a ser repassado pela União.

Segundo Pezão, o Rio é um dos estados brasileiros com maior investimento per capita em segurança, mas lamentou que a maior parte desses recursos é destinada ao pagamento de salários dos servidores, o que acaba restringindo os investimentos.

De acordo com o governador, a liberação desses recursos significa muito para o estado. “Esperamos que os valores saiam rapidamente”, avaliou. Além do recurso, a área de segurança do Rio contará em breve com verbas do Fundo Estadual de Investimentos e Ações de Segurança Pública e Desenvolvimento Social (Fised), que, segundo o governador, deve capitalizar, somente este ano, entre R$ 200 milhões e R$ 220 milhões.

Pezão disse, ainda, que o Fised será uma importante contrapartida do estado em relação aos recursos federais e que o fundo começará a ter recursos em março. O fundo criado pelo estado será abastecido com 5% dos royalties do pré-sal e poderá ainda receber doações de entidades públicas e privadas. É o primeiro fundo constitucional de segurança do país, de acordo com o governador.

O chefe do Executivo fluminense acrescentou ainda que o governo do estado iniciou o processo de compra de cerca de 900 novas viaturas para as polícias Militar e Civil e que as primeiras 290 chegarão em abril.

O secretário de Segurança, Richard Nunes; o chefe de Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Cláudio Laviano; e o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, também participaram do encontro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?