metropoles.com

Petrobras eleva preço do querosene de avião; passagens podem subir

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, o preço do litro do QAV acumula alta de 64,3% só no primeiro semestre deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jaromir Chalabala / EyeEm/ Getty Images
Imagem de um avião feita por cima - Metrópoles
1 de 1 Imagem de um avião feita por cima - Metrópoles - Foto: Jaromir Chalabala / EyeEm/ Getty Images

A Petrobras anunciou, nessa quarta-feira (1º/6), mais um reajuste do querosene de aviação (QAV) nas refinarias. O aumento pode chegar a até 11% em comparação à cotação do mês de maio. Com a nova correção, as passagens áreas são pressionadas e também podem ficar mais caras aos consumidores.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o preço do litro do QAV acumula alta de 64,3% só no primeiro semestre deste ano.

“Esses dados comprovam a pressão diária que as empresas enfrentam com a alta dos custos estruturais, especialmente o preço do QAV, que tem sido impactado pela alta da cotação do barril de petróleo no mercado internacional, por causa da guerra na Ucrânia. A valorização do dólar em relação ao real também é um desafio cotidiano, já que metade dos custos do setor é dolarizada”, destaca o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz.

4 imagens
1 de 4

Política de preços da Petrobras será um dos alvos de discussão

Divulgação/Petrobras
2 de 4

Michael Melo/Metrópoles
3 de 4

Getty Images
4 de 4

Getty Images

De acordo com os dados divulgados pela Petrobras, a região que registrou o maior aumento foi Duque de Caxias, município do Rio de Janeiro, com aumento de 11,29%, seguido por Betim, em Minas Gerais, com 11,14%.

A Abear destaca que “não faz sentido a parcela produzida no Brasil ser precificada pelos mesmos critérios do insumo importado”. O QAV produzido em solo brasileiro corresponde a 93% (ou 4,1 bilhões do consumo total de 4,4 bilhões de metros cúbicos) do combustível consumido no país, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

Mesmo com a produção brasileira superior aos 90%, o insumo é precificado em dólar, o que influencia diretamente no preço final do produto.

A Abear afirma que o QAV possui um grande potencial para a aviação, já que, corresponde a mais de um terço dos custos totais das companhias.

Orçamento comprometido

O coordenador da pós-graduação da faculdade Mackenzie Brasília (FPMB) e conselheiro do Conselho Regional de Economia da 11ª Região, César Bergo, destaca que o aumento da passagem, em decorrência do reajuste do QAV, compromete ainda mais o orçamento das famílias que pretendem viajar.

“Tudo isso é repassado para o consumidor e no cenário de inflação, que já atinge mais de 12%, isso é mais frequente e mais preocupante. As pessoas não conseguem fazer um planejamento adequado e acabam de alguma forma se surpreendendo com os aumentos”, reforça Bergo.

No mesmo dia em que a Petrobras anunciou o reajuste do querosene de avião, as ações das empresas aéreas Azul e Gol registraram quedas de 5,82% e 3,86%, respectivamente. Contudo, nesta quinta-feira (2/6), as ações das companhias operam com uma leve alta no dia – de 0,21% e 0,78%.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?