metropoles.com

Pesquisa CNT/MDA: 65,4% apoiam a fiscalização das urnas por militares

Por outro lado, 31% dos entrevistados disseram que o auxílio dos militares é desnecessário, “pois as urnas já são seguras”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
técnicos indicados pelo Ministério da Defesa fazem a inspeção dos códigos-fonte da urnas eletrônica na Sala Multiúso, na sede do Tribunal Superior Eleitoral TSE 8
1 de 1 técnicos indicados pelo Ministério da Defesa fazem a inspeção dos códigos-fonte da urnas eletrônica na Sala Multiúso, na sede do Tribunal Superior Eleitoral TSE 8 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Sete em 10 brasileiros (69,4%) afirmam confiar nas urnas eletrônicas, segundo dados da Pesquisa CNT de Opinião, feita pelo instituto MDA e divulgada nesta terça-feira (30/8).

Mesmo assim, 65,4% dos entrevistados disseram que a fiscalização do funcionamento do sistema eletrônico por militares é “importante, pois garante mais confiabilidade”. Outros 31% acreditam ser desnecessária, “pois as urnas já são seguras”.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas, entre 25 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança na pesquisa é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR 00950/2022.

Presidente, governador e senador: veja quem são os pré-candidatos nas Eleições 2022

0

O TSE autorizou, no último dia 12, a inclusão de mais nove militares no grupo designado para inspecionar a segurança das urnas eletrônicas.

O pedido partiu do Ministério da Defesa e foi concedido pelo então presidente da Corte, ministro Luiz Edson Fachin. Outros nove já faziam parte da equipe que examina o código-fonte.

O Ministério da Defesa sustenta que os militares têm conhecimento em linguagem de programação e, por isso, podem auxiliar tecnicamente no processo de auditoria das urnas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?